Por Ariana Brunello – Nem a rapidez das quadras, nem as inúmeras desistências causadas pelo calor extremo do verão australiano. O que mais vem chamando a atenção dos fãs de tênis na primeira semana do Australian Open é, sem dúvida, o uniforme de Tomas Berdych.
Tudo bem que o número sete do mundo não é o embaixador mais cobiçado pelas marcas esportivas, mas a H&M (Hennes e Mauritz) não precisava avacalhar com a imagem do tenista tcheco.
A camiseta com listras verticais em azul e branco parece qualquer coisa, menos uniforme de tenista! Pra completar a mistura de cores, uma bermuda vermelha. Nem mesmo o loiro de olhos verdes e 1 metro e 96 de altura consegue segurar um look como esse!
À primeira vista, a impressão é de que Berdych vai jogar aquela “pelada” com os amigos e pegou a camisa do time de futebol preferido (seria o Avaí ou o Hertha Berlim?) no fundo do armário. Ou como bem analisou o ex-tenista australiano e comentarista da ESPN americana, Darren Cahill: “…parece que Berdych é o novo integrante da seleção argentina!”.
Numa análise mais profunda, há quem diga que o tcheco não vai nem jogar futebol, nem tênis, mas sim contar carneirinhos no melhor estilo “Banana de Pijama”! Se a namorada Ester Satorova aprova, quem somos nós pra julgar o modelito noturno, não é?
Tomas Berdych iniciou a parceria com a H&M no começo de 2013 e é o primeiro tenista embaixador da marca sueca, que debuta nas quadras mundo afora. As peças mais básicas e minimalistas, características marcantes da grife, aos poucos deram lugar a camisetas e shorts mais extravagantes, como este último uniforme criado para o Australian Open.
Além dos outfits dos torneios, o tcheco lançou recentemente uma coleção própria com camisetas, bermudas, meias e bonés, que já são vendidos nas lojas e no site da marca. Já o uniforme oficial do Australian Open ainda não está disponível para venda. Ainda bem!
Em seu instagram, Berdych até postou uma foto e perguntou aos seguidores o que eles acharam do novo look. As respostas? No mínimo sinceras: “horrível, muito ruim, chocante, desastre, parece um palhaço, terrível, troque isso logo, o pior uniforme que já vi”. Se arrependimento matasse, hein?
Confesso que eu gostava mais do Tomas Berdych patrocinado pela Nike e vai ser difícil encarar novamente esse modelito nas próximas rodadas do Australian Open. Mesmo assim a torcida pelo tcheco continua: seja na quadra ou na moda.

Saiba mais sobre a parceria de Tomas Berdych com a H&M: http://about.hm.com/en/About/facts-about-hm/people-and-history/sponsorships/tennis.html
Obrigada pessoal, até a próxima!
Ariana Brunello é jornalista, apaixonada por moda e tênis e autora do blog Tennis Report, onde conta suas experiências sobre viagens, torneios e os bastidores do esporte: www.tennisreport.com.br
Dúvidas e sugestões ariana@tennisreport.com.br









