A inspiração move o esporte através de seus ídolos, que influenciam as novas gerações. É o que tem acontecido com o tênis nacional, que recebe cerca de 1.480 atletas em mais uma edição do Campeonato Brasileiro Infantojuvenil, o Brasileirão, inspirados pelos feitos recentes dos jogadores do país.
Entre em nosso canal do Whatsapp!
O torneio acontece até 30 de julho, no Praia Clube e no Cajubá Country Club, em Uberlândia (MG), além do Pica-Pau Country Club, em Araguari (MG).
Os últimos anos têm contribuído para que os jovens se interessem pelo tênis e os tenistas brasileiros vêm ocupando o cenário internacional da modalidade. As conquistas vão de medalha olímpica a vitórias em Grand Slams e presença entre os melhores do mundo.
Todos esses feitos ajudam os pequenos a darem os primeiros passos nas quadras. “Quem me fez jogar tênis foi a Bia Haddad, porque ela nunca desiste dos seus jogos busca a vitória até o fim”, disse a mineira Maria Eduarda Palmeira, de 12 anos, sobre a atleta que alcançou a semifinal de Roland Garros e foi top 10 da WTA – a primeira brasileira a alcançar a marca na Era Aberta.
Já para o paranaense Cauã Tomimori, de 11 anos, a juventude de João Fonseca o motiva a seguir crescendo no esporte. “Ele me inspira a jogar tênis porque ele representa muito bem o Brasil em grandes torneios”, destacou. Fonseca é a atual sensação do tênis mundial e se tornou, na última semana, o primeiro brasileiro no top 50 da ATP, desde 2016.
Segundo o vice-presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), Aristides Barcellos, ter grandes nomes na modalidade mostra a importância do Brasileirão para o desenvolvimento do esporte. “Muito antes de jogarem os maiores torneios do mundo, todo atleta precisa de uma base que o ajude a melhorar em quadra. Todos os grandes tenistas brasileiros passaram por aqui e o alto número de participantes dessa edição nos dá ainda mais perspectiva de crescimento”, completou.
O Brasileirão segue com a chave GA nesta quarta-feira (16). Os jogos estão previstos para iniciarem a partir das 8h (horário de Brasília).
Formato e Estrutura da Competição
O Brasileirão é dividido entre as chaves GA e GA+, com um total de 1.480 atletas. A primeira não tem limite de inscritos e acontece de 14 a 19 de julho. Já a segunda recebe os 48 tenistas de melhor ranking nacional da CBT e acontece de 25 a 30 de julho.
Recebendo a maior parte dos atletas, a chave GA acontecerá simultaneamente no Praia Clube de Uberlândia, no Cajubá Country Club e no Pica-Pau Country Club, totalizando cerca de 30 quadras com jogos durante todos os dias. Durante a competição, será disponibilizado transporte para ajudar no deslocamento aos clubes.
Tênis sem pausa em Uberlândia
Entre as duas chaves do Brasileirão, o tênis segue ativo na cidade com a realização da Copa das Federações, de 20 a 24 de julho, também no Praia Clube. A competição é disputada por equipes, no modelo da Copa Davis e da Billie Jean King Cup, reunindo as seleções estaduais em uma disputa intensa e vibrante.