A estreia do brasileiro João Fonseca no US Open será diante do sérvio Miomir Kecmanovic, ex-top 27 da ATP e atual 45º, que tem 25 anos e acumula uma carreira de destaque desde que surgiu no circuito em março de 2019 quando fez sua estreia no top 100 de onde não saiu mais.
Kecmanovic é a grande esperança sérvia na geração posterior a Novak Djokovic e há mais de dois anos é treinado pelo ex-ídolo local e parceiro de Djokovic em Copas Davis, Viktor Troicki.
Miomir Kecmanovic sempre fez questão de se afastar de qualquer comparação com o maior campeão do Grand Slams do tênis masculino e em seu início de trajetória no circuito ATP contou com um público e próximo apoio de Djokovic.
Em sua temporada de firmamento no circuito, Kecmanovic fez sua primeira final em nível ATP, na disputa do extinto ATP 250 de Antalya, na Turquia, e ficou com o vice-campeonato. De lá para cá, o sérvio ergueu seu primeiro troféu em nível ATP no saibro de Kitzbuhel, na Áustria, em 2020.
Já naquele ano, Kecmanovic ousou e firmou uma parceria com o ex-top 3 do mundo, o argentino David Nalbandian. A parceria entre os dois, na qual o argentino atuou como conselheiro e super-técnico. No início do projeto, Nalbandian apenas aconselhou o jovem e passou a integrar a equipe do sérvio em 2021.
“Ele me ajudou muito. Ele mudou muitas coisas. Trabalhamos em muitas coisas que eu não havia percebido antes. A maneira como tento construir os pontos, a maneira como penso durante os pontos e também a minha forma de fazer as jogadas. Ele teve um grande impacto em todas as áreas, realmente”,declarou Kecmanovic em entrevista ao site da ATP em 2022.
A parceria rendeu muitas melhorias táticas e técnicas ao sérvio, mas não gerou frutos em títulos e foi encerrada, também por questões pessoais de Nalbandian que viajou pouco no circuito com o pupilo no fim de 2022.
Kecmanovic se reencontrou com as finais em nível ATP em 2023, quando ficou com os vices em Delray Beach (Estados Unidos) e Estoril (Portugal). O segundo título em nível ATP do sérvio veio em 2025, nas quadras de Delray Beach, em uma final com direito a dois match-points salvos contra o espanhol Alejandro Davidovich Fokina.
Além dos dois títulos em nível ATP, Kecmanovic ainda venceu dois Challengers Shenzhen 2018 e Suzhou 2017 (ambos na China) e outros três títulos em nível Future. Suas melhores campanhas em Grand Slams são oitavas de final alcançadas nas edições 2024 e 2022 no Australian Open.
Em 2021, como uma das estrelas do ATP NextGen Finals, Kecmanovic foi protagonista do “At Home” (Em Casa) no YouTube da ATP em que apresenta Belgrado, capital da Sérvia e sua cidade natal, e aspectos da vida de sua família.
Assista abaixo em inglês:








