Miomir Kecmanovic com troféu de Delray Beach
(Crédito: Andrew Patron | ATP)

Conheça Kecmanovic, o rival de João Fonseca no US Open

Compartilhe:

A estreia do brasileiro no US Open será diante do sérvio Miomir Kecmanovic, ex-top 27 da ATP e atual 45º, que tem 25 anos e acumula uma de destaque desde que surgiu no circuito em março de 2019 quando fez sua estreia no top 100 de onde não saiu mais.

Kecmanovic é a grande esperança sérvia na geração posterior a Novak Djokovic e há mais de dois anos é treinado pelo ex-ídolo local e parceiro de Djokovic em Copas Davis, Viktor Troicki.

Miomir Kecmanovic sempre fez questão de se afastar de qualquer comparação com o maior campeão do do tênis masculino e em seu início de trajetória no circuito ATP contou com um público e próximo apoio de Djokovic.

Em sua temporada de firmamento no circuito, Kecmanovic fez sua em nível ATP, na disputa do extinto ATP 250 de Antalya, na Turquia, e ficou com o vice-campeonato. De lá para cá, o sérvio ergueu seu primeiro troféu em nível ATP no saibro de , na Áustria, em 2020.

Já naquele ano, Kecmanovic ousou e firmou uma parceria com o ex-top 3 do mundo, o argentino David Nalbandian. A parceria entre os dois, na qual o argentino atuou como conselheiro e super-técnico. No início do projeto, Nalbandian apenas aconselhou o jovem e passou a integrar a equipe do sérvio em 2021.

“Ele me ajudou muito. Ele mudou muitas coisas. Trabalhamos em muitas coisas que eu não havia percebido antes. A maneira como tento construir os pontos, a maneira como penso durante os pontos e também a minha forma de fazer as jogadas. Ele teve um grande impacto em todas as áreas, realmente”,declarou Kecmanovic em entrevista ao site da ATP em 2022.

A parceria rendeu muitas melhorias táticas e técnicas ao sérvio, mas não gerou frutos em títulos e foi encerrada, também por questões pessoais de Nalbandian que viajou pouco no circuito com o pupilo no fim de 2022.

Kecmanovic se reencontrou com as finais em nível ATP em 2023, quando ficou com os vices em Delray Beach (Estados Unidos) e Estoril (). O segundo título em nível ATP do sérvio veio em 2025, nas quadras de Delray Beach, em uma final com direito a dois match-points salvos contra o Alejandro Davidovich Fokina.

Além dos dois títulos em nível ATP, Kecmanovic ainda venceu dois Challengers Shenzhen 2018 e Suzhou 2017 (ambos na ) e outros três títulos em nível Future. Suas melhores campanhas em Grand Slams são oitavas de final alcançadas nas edições 2024 e 2022 no Australian Open.

Em 2021, como uma das do ATP NextGen Finals, Kecmanovic foi protagonista do “At Home” (Em Casa) no YouTube da ATP em que apresenta , capital da Sérvia e sua cidade natal, e aspectos da vida de sua família.

Assista abaixo em inglês:

Noticias Relacionadas

Quer acompanhar as últimas notícias?