O comentarista de tênis e podcaster americano Gill Gross fez um vídeo especial da “Segunda-Feira Análise de Jogos” nesta semana analisando os dados finais da temporada masculina de tênis e das indicações aos prêmios do ATP Awards e ali explicou por que João Fonseca merece receber o prêmio de “Revelação do Ano”.
Fonseca concorre na categoria ao lado do monegasco Valentin Vacherot, do britânico Jack Draper e do tcheco Jakub Mensik.
Em sua análise, Goss não aponta nem para Vacherot ou Draper. Os dois tenistas são mais velhos que o brasileiro e o tcheco, tendo o britânico já ter sido indicado na temporada 2024. Vacherot, por sua vez, tem 27 anos e mesmo que tenha feito sua entrada no top 100 neste ano, não foi considerado no comentário de Gross
O comentarista aponta que as “revelações do ano” são definitivamente Fonseca e o americano Learne Tien, os dois surgiram para o grande público na final do NextGen Finals e foram ascendendo ao circuito. Gross descarta Mensik exatamente porque o jovem tcheco já foi considerado uma revelação em 2024.
“Está mesmo entre João Fonseca e Learner Tien“, aponta em seu comentário corroborando com a crítica de parte do público nas redes sociais pela ausência do americano, que ao fim da temporada fez final no ATP 500 de Pequim e conquistou seu primeiro título em Metz (França) na penúltima semana do ano.
Os bons resultados, segundo Gross, são a vantagem de Fonseca na disputa. O comentarista cida os títulos em Buenos Aires, no Challenger de Phoenix e na Basileia como pontos importantes do ano do brasileiro.
Gill Gross também cita a onda de apoio em todo o mundo que João Fonseca tem recebido do público brasileiro e o quanto seu “jogo eletrizante” e carisma têm atraído público do mundo todo em apoio ao jovem.
Gross é apresentador e comentarista no Tennis Channel dos Estados Unidos e faz análises de tênis em seu canal no Youtube.









