(Crédito: Getty Images for ITF)
(Crédito: Getty Images for ITF)

Cobolli salva 7 match-points, vence um jogaço contra Bergs e coloca Itália na final da Davis

Compartilhe:

Pelo terceiro ano consecutivo, a Itália do capitão Filippo Volandri está na grande final da Copa Davis após o local Flavio Cobolli, 22º da , superar o belga Zizou Bergs, 43º,em um jogaço com mais 3h e 7 match-points salvos. Matteo Berrettini venceu no início da manhã Raphael Collignon.

Contando com o apoio do público em Bolonha, Cobolli entrou firme em quadra, buscando ser o mais agressivo possível e salvou 7 match-points para fechar o placar em 6/3 6/7 (5-7) 7/6 (17-15), após 3h042, tendo convertido 10 aces a cinco de Bergs, que venceu um total de 122 no jogo contra 131 do italiano.

Trabalhando com tática de sacar variando entre o aberto angulado e na linha buscando acelerar o máximo possível, Cobolli tentou dificultar ao máximo as devoluções do belga, que trabalhou com cruzadas e viu o italiano se complicar ao definir pontos. Mesmo lidando com pressão em seus games de , Cobolli não deixou Bergs dominar games e assim, conquistou quebra de saque no quarto game, abriu 4/1 e foi administrando a .

No segundo set, o jogo seguiu no mesmo ritmo, com os dois tenistas buscando a rede após empurrar o da linha de base e a parcial foi marcada por belas jogadas e pontos, mas nenhum dos tenistas chegou ao breakpoint. Com tudo igual, a disputa foi para o tiebreak. Bergs chegou a primeira mini-quebra no segundo ponto, após erro com voleio, mas tomou a devolução da mini-quebra no quarto ponto, com Cobolli firme com forehand cruzado na corrida. Bergs chegou ao setpoint, após boa devolução e entrando em quadra trabalhando com forehand até o erro com bola na rede do italiano. Cobolli salvou o primeiro setpoint com ace, mas comete erro na sequência em devolução e vê o belga empatar.

No set decisivo, os dois tenistas seguiram jogando em alto nível, trabalhando com muita variação e agressividade. Bergs foi o primeiro a ter breakpoints e forçou Cobolli se arriscar com saque na linha para salvar três breakpoints no 3º game e seguiu sólido, tentando evitar que Cobolli entrasse em quadra. O jogo seguiu com pontos bonitos e o belga teve breakpoint no 9º game, mas viu o italiano salvar com coragem trabalhando com bolas cruzadas e sacou para se manter no jogo e viu o italiano chegar ao match-point após bela devolução cruzada e erro na segunda bola. Bergs fez um saque na linha para salvar o ponto do jogo. Esta foi a mesma tática para salvar o segundo match-point do italiano e indo à rede confirmou o saque no 10 game.

O jogo seguiu tenso e Cobolli sacou pressionado para se manter no jogo, precisou salvar breakpoint trabalhando com bola buscando a paralela do rival. Ao salvar a chance de quebra, Cobolli pediu ajuda do público e forçando o erro do belga baixando a altura da bola, o italiano confirmou e colocou mais pressão em Bergs. O belga arriscou o saque e trabalhou bem da linha de base para levar a decisão a um novo tiebreak.

Nele, a disputa seguiu com trocas longas e a primeira mini-quebra foi para o belga no quarto ponto, após Cobolli ficar com backhand na rede. Cobolli devolve a mini-quebra no 7º ponto, com lob de costas, mas na sequência comete erro na sequência buscando a paralela e chegou ao match-point, que viu o italiano salvar com bela paralela. Empurrado pela torcida, Cobolli abaixou a altura da bola, induziu o Bergs ao erro e empatou em 6-6. O italiano bateu para o forehand e viu o belga chegar ao terceiro match-point, salvo por Cobolli com belo smash. O quarto match-point de Bergs veio com bom saque e devolução para fora e foi salvo por ace do italiano. Com novo saque excelente, o italiano tem seu terceiro match-point, também salvo em um pontaço do belga.

O jogo seguiu tenso, com os bancos de reserva muito mais tensos que visivelmente os dois atletas em quadra. Cobolli perdeu o quarto match-point no 22º ponto ao ficar na rede, e foi pressionado até salvar o sétimo ponto do jogo do belga com bola cruzada e sacando com solidez confirmou em erro do rival.

Mesmo sem contar com suas duas principais , Jannik Sinner, 2º da ATP, e , 8º, a Itália busca o tricampeonato consecutivo da Copa Davis contra a vencedora de e Alemanha, que se enfrentam neste sábado.

Noticias Relacionadas

Quer acompanhar as últimas notícias?