Começa nesta segunda-feira, a partir das 8h, a chave principal da 40ª edição do Bahia Juniors Cup, um dos mais tradicionais eventos do Brasil com pontos para o ranking mundial juvenil. O evento, que tem contado com com a parceria da SUDESB e a SETRE – Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia nos últimos 14 anos, tem o patrocínio do Banco BRB através da Confederação Brasileira de Tênis.
Na categoria mundial com pontos nível J100, o terceiro maior do ano em torneios pelo Brasil, o primeiro dia terá estreias da brasileira Luiza Ninno enfrentando a tcheca Lucie Koutova. Mateus Nogueira, cabeça de chave 6, encara o gaúcho Mateus Krebs no último jogo do dia.
Os principais favoritos só jogam na terça-feira vindos da disputa do Mundial na categoria 16 anos, a Copa Davis e a Billie Jean King Cup juvenil. Leonardo Storck é o favorito e enfrenta o convidado Enrico Figueiredo, o baiano Victor Rocha, atual vice-campeão, é o segundo favorito e encara o qualifier Mateus Pisani. Livas Damazio é o terceiro favorito e medirá forças contra Pietro Gava. No feminino, a baiana Nathalia Tourinho, principal favorita, encara a brasileira Lais Shibata.
O evento tradicionalmente revela grandes nomes do tênis brasileiro e mundial. Foi nas quadras do Bahiano em 2021 que João Fonseca, ainda com 15 anos, ganhou seu primeiro título do circuito mundial juvenil. Dois anos mais tarde foi vencer o US Open e agora vem brilhando no profissional entrando no top 30 com o troféu no ATP 500 da Basileia e batendo recordes precoces do tênis nacional e mundial. Em 1993, Gustavo Kuerten venceu a categoria 16 anos em final apertada contra o baiano Duda Catharino Gordilho e quatro anos mais tarde se tornaria campeão de Roland Garros e em 2000 ascendia ao topo do ranking.
Outros nomes do tênis nacional como Marcelo Melo, Thiago Wild, que também ganhou o US Open juvenil, João Lucas Reis. o jovem Luis Guto Miguel além do ex-top 20, o argentino Sebastian Baez, estiveram no evento soteropolitano que em 2025 será dos mais importantes do país com pontuação total J100 até 18 anos além de oferecer importantes pontos no ranking sul-americano até 14 e 16 anos e na tabela nacional para o Tennis Kids em categorias a partir de 8 até 12 anos.
A competição tem mais de 360 atletas ao longo de todo o torneio. Além do torneio mundial até 18 anos estão sendo disputados os eventos sul-americanos até 16 e 14 anos e os brasileiros Tennis Kids desde os 8 até 12 anos.
A 40ª edição do Bahia Juniors Cup, que tem contado com a parceria nos últimos 14 anos com a SUDESB e a SETRE – Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia, tem o patrocínio do Banco BRB. O evento tem a chancela da Federação Internacional de Tênis, da Confederação Sul-Americana de Tênis, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Bahiana de Tênis.









