Após fazer história para a Eslovênia se tornando o primeiro do país campeão juvenil do Australian Open, Ziga Sesko, que pulou para o quarto lugar do ranking mundial, se mudou para a academia de Rafael Nadal, em Mallorca, na Espanha, o qual fez um bloco de semanas de treinamento na pré-temporada.
-> Clique Aqui e ENTRE em nosso canal do Whatsapp!
Ele detalhou sobre sua vida em palavras ao Punto de Break: “Ganhar um Grand Slam é o sonho de toda criança. Ainda não assimilei completamente, mas amanhã será incrivelmente especial. Minha mãe e meu irmão vieram da Eslovênia só para me apoiar, e é maravilhoso compartilhar isso com eles. É a maior vitória da minha vida. A torcida me deu muita motivação; ouvi alguns eslovenos cantando. Somos um país pequeno, então fiquei surpreso com a quantidade de pessoas que vieram me apoiar. Acho que se eles gostam do meu estilo de tênis, isso me faz sentir especial.
Nasci e cresci em uma pequena cidade na Eslovênia, Hrastnik, com cerca de 10.000 habitantes. Comecei a jogar tênis lá, no clube local, com meu pai. Tenho muito apoio lá; não sei se sou tão conhecido no resto da Eslovênia (sorri). Meu pai jogava tênis de mesa e, quando começaram a construir quadras na nossa cidade, ele se apaixonou pelo tênis e começou a jogar. Só existem quatro quadras de saibro ao ar livre, e fica muito frio no inverno. Então não podemos jogar. Quando eu era pequena, passava muito tempo no clube com meu pai, então a primeira vez que bati numa bola foi com ele, lá.
Meu pai é muito envolvido no meu tênis: quando eu era pequena, ele era meu treinador principal. Depois, contratamos outro treinador para ajudá-lo, e quando eu tinha 11 ou 12 anos, fui para um clube a 20 minutos da minha vila chamado Litija, o clube no qual ainda sou registrada na Eslovênia. Lá eu podia treinar com mais crianças. Mais tarde, Nik Razborsek, o atual treinador de Kaja Juvan, se tornou meu treinador. Quando ele começou a trabalhar com Kaja, não tinha mais muito tempo para mim, então decidimos que eu deveria ir para a Itália.
Comecei a treinar na Academia Riccardo Piatti em Bordighera. Fiquei lá por um ano e meio. Melhorei muito; meu corpo cresceu muito rápido, cheguei a sentir dor por causa do crescimento. Os preparadores físicos fizeram um ótimo trabalho com o meu desenvolvimento físico. Sou muito grata por tudo o que fizeram por mim.”Fiquei grato pelo apoio que me deram. Este ano, quando saí, comecei a viajar com meu pai. Progredimos ao longo de 2025 no nível júnior, também com a ajuda do nosso treinador da Copa Davis, Grega Zemlja, que chegou ao número 43 do mundo“, explicou Ziga com franqueza.
Ziga Sesko continuará seu desenvolvimento na Academia Rafa Nadal, que aprimorará esse talento promissor. A próxima etapa, como mencionamos no início, tem nome: Academia Rafa Nadal, sua casa a partir de agora. “Estarei lá o ano todo, sim. Fiz três semanas de pré-temporada com eles na Academia. Ainda não conheci o Rafa, porém: vi que ele estava por perto, mas ainda não o vi. Fiz um ótimo trabalho na pré-temporada, mudando um pouco meu forehand e saque, melhorando bastante. Está fazendo maravilhas, e sou muito grato pelo apoio dos treinadores da Academia: eles me ligavam todos os dias, acordavam às 3 ou 4 da manhã para assistir aos meus jogos, isso significa muito para mim.”
Ele fez uma análise sobre como joga: “Esse é o meu jogo, gosto de buscar os pontos, tenho um estilo agressivo. Diria que tenho um voleio muito bom; ganhei vários pontos com ele na final, e é isso que meu pai sempre me diz: para avançar e ser agressivo. Trabalhamos muito no meu jogo de transição, para finalizar os pontos com um voleio ou uma cortada, e isso está me ajudando bastante.”
Após o troféu inédito no domingo, o jogador afirmou que não tocou no telefone: “Não usei meu celular nos últimos dois dias; estou tentando me manter longe do barulho. Recebi notificações de amigos, de pessoas na Eslovênia, mas tentei não responder à maioria delas. Sou muito grato a eles, mas queria me manter focado no torneio. Agora é a minha vez de responder a todos; agora posso realmente aproveitar (risos).”









