O cazaque Alexander Bublik, número 19 do mundo, segue sua temporada de maior brilho. Nesta terça-feira ele conquistou o título do ATP 250 de Hangzhou, na China, na abertura da temporada de saibro, evento com premiação acima de US$ 1 milhão.
Bublik derrotou o francês Valentin Royer, 88º colocado, em dois tie-breaks com parciais de 7/6 (7/4) 7/6 (7/4) . Ele iguala o americano Taylor Fritz como único a vencer um ATP sem perder saques na semana.
Ao conquistar seu oitavo título ATP, o primeiro em quadras duras ao ar livre, Bublik garantiu sua ascensão à 16ª posição no ranking da ATP, sua maior na carreira. Ele também se juntou ao número 1 do mundo, Carlos Alcaraz (7), como os únicos homens com quatro ou mais troféus em 2025.
“Sinceramente, sempre digo que vitórias não me fazem explodir e derrotas não me derrubam”, disse Bublik quando questionado sobre sua campanha de 2025. “Tento me manter estável. Gosto do que faço. Estou feliz por poder viajar, jogar torneios e me manter saudável, e as vitórias estão chegando… Isso é lindo.”
“Ele jogou inacreditavelmente, e eu não esperava por isso”, disse Bublik sobre Royer. “Ele esteve perto desse nível durante o torneio e o superou. Ele estava jogando bem e eu realmente tive que sacar e dar o meu melhor para vencer. Saquei e dei golpes incríveis durante toda a partida e venci por apenas alguns pontos.”
Com destaque para sequências de títulos em Halle, Gstaad, Kitzbuehel e Hangzhou, Bublik agora ostenta um recorde de 31-17 em 2025. Ele está a apenas cinco vitórias de superar sua melhor marca da carreira, de 35 vitórias em 2021.
Bublik também aumentou suas chances de se classificar para o ATP Finals pela primeira vez. Ele subiu três posições para o 12º lugar e segue para o torneio de Pequim, na China.