O Brasil estreou com o pé direito no Sul-Americano 16 anos, em Luque, no Paraguai. Nesta segunda-feira (28), as equipes masculina e feminina venceram, respectivamente, a Bolívia, por 3 a 0, e o Equador, também pelo mesmo placar. Os brasileiros retornam às quadras nesta terça-feira (29), a partir das 10h (horário de Brasília), com os meninos e as meninas enfrentando a Venezuela.
Abrindo os confrontos, o mato-grossense Livas Damázio, do Rede Tênis Brasil, ditou o ritmo da partida contra Andre Montellano e venceu por 6/2 6/1. Na sequência, o conterrâneo Leonardo Storck, da Rio Tennis Academy, teve um domínio ainda maior sobre Omar Vargas e garantiu a vitória brasileira com uma “bicicleta” – quando o placar termina em 6/0 6/0. Nas duplas, Storck e o catarinense Carlos Eduardo Lino, também da Rio Tennis, bateram Vargas e Sebastián Miranda, por 6/2 6/4.
Iniciar a competição com vitória é essencial para chegar à final. É o que diz o capitão da equipe masculina, Fernando Valle. “Ter um bom resultado no primeiro dia já tira aquela tensão da estreia e permite uma adaptação mais rápida às condições de jogo. Estou muito contente com a forma que os meninos se impuseram hoje. Todos jogaram muito bem”, destacou.
No feminino, as brasileiras também demonstraram superioridade em quadra. A gaúcha Ana Cruz colocou a equipe na frente, depois de vencer Isabella Yepez, por 6/2 6/3. A confirmação do resultado veio com a paulista Nauhany Silva, que superou Ana Paula Jativa, por 6/0 6/2. Nas duplas, Naná e Nathalia Tourinho, também de São Paulo, venceram Yepez e Carillo, por 6/2 6/1.
Para o capitão da equipe feminina, Mário Mendonça, a equipe segue forte na busca pelo título. “Somos um dos favoritos ao título sim e a ideia é seguir crescendo durante a competição. Ainda temos alguns ajustes para fazer, e amanhã devemos chegar ainda melhor”, pontuou.
Formato
A competição é dividida em dois grupos e acontece no formato round-robin (todos contra todos). Após o final da fase classificatória, os líderes de cada grupo jogam a final, além de carimbarem os passaportes para as versões juvenis da Copa Davis e da BJKC. Realizado no formato por equipes, cada confronto possui três partidas, sendo as duas primeiras de simples e a última de duplas. Vence quem alcançar duas vitórias.
Confira os resultados desta segunda-feira:
Time Brasil BRB 3 x 0 Bolívia
Livas Damazio (BRA) d. Andre Montellano (BOL) – 6/2 6/1
Leonardo Storck (BRA) d. Omar Vargas (BOL) – 6/0 6/0
Carlos Eduardo Lino (BRA)/Leonardo Storck (BRA) d. Omar Vargas (BOL)/Sebastián Miranda (BOL) – 6/2 6/4
Feminino
Time Brasil BRB 3 x 0 Equador
Ana Cruz (BRA) d. Isabella Yepez (ECU) – 6/2 6/3
Nauhany Silva (BRA) d. Ana Paula Jativa (ECU) – 6/0 6/2
Nathalia Tourinho (BRA)/Nauhany Silva (BRA) d. Isabella Yepez (ECU)/Yurbeli Carillo (ECU) – 6/2 6/1