As equipes feminina e masculina do Brasil encerraram neste domingo (9) suas participações na Billie Jean King Cup Junior e Copa Davis Júnior, respectivamente, realizadas em Santiago, no Chile.
No feminino, sob o comando do técnico Mário Mendonça, o Brasil terminou na 11ª colocação, ao vencer o Canadá por 2 a 1. Ana Cruz abriu o confronto e foi superada por Lily Rochon, por 6/1 6/2. Em seguida, Nauhany Silva empatou o duelo ao vencer Andra Cabio, por 6/2 6/1. Nas duplas, Ana e Naná garantiram a vitória brasileira ao superar Cabio e Laurence Demers, por 6/4 6/7 10-7.
“Foi uma semana muito positiva e desafiadora. Tivemos confrontos equilibrados, com cinco duelos sendo decididos nas duplas, o que serviu como um grande teste para nossas jogadoras. A Ana e a Nauhany mostraram evolução, entenderam melhor os conceitos e terminaram o torneio em alta, com resiliência e boas vitórias. Saímos satisfeitos, embora sempre com vontade de ir além”, avaliou Mário Mendonça.
No masculino, a equipe comandada por Fernando Valle encerrou a participação na 9ª colocação, após vencer a Eslováquia por 2 a 0. Livas Damazio, da Rede Tênis, abriu o confronto vencendo Andrej Adamovic, por 6/2 6/3, e, na sequência, Leonardo Storck, da Rio Tennis Academy, garantiu a vitória ao superar Leon Sloboda, por 7/6 6/4.
“O nível técnico foi altíssimo, como esperávamos. Estivemos em um grupo muito forte, com os Estados Unidos – campeões invictos -, além de Alemanha e Eslováquia, equipes europeias muito consistentes. Mesmo sem avançar para o top 8, conseguimos reagir muito bem na segunda fase e terminamos campeões da nossa chave, com vitórias sobre Canadá, China e Eslováquia. Os meninos evoluíram muito em atitude, entrega e concentração. Foi uma experiência valiosa e motivo de orgulho representar o Brasil nessa competição”, destacou Fernando Valle.









