A paulista Beatriz Haddad Maia, número 1 do Brasil e 20ª do mundo, acabou derrotada em sua estreia na chave do WTA de Monterrey, no México, pela tcheca Marie Bouzkova, 53ª, e com isso sofrerá uma queda no ranking da WTA.
Bia batalhou por 1h58 e acabou superada com placar de 6/3 6/4 tendo convertido um ace a quatro de Bouzkova, que venceu 77% dos pontos jogados com seu primeiro serviço a 57% da brasileira.
Com o histórico de quatro vitórias nos cinco duelos prévios contra Bouzkova, Bia entrou em quadra confiante e buscou pessionar a adversária já no início da disputa. A brasileira chegou a ter dois breakpoints no 3º game e outros dois no 7º, mas não teve consistência para definir e acabou quebrada no 8º game, quando Bouzkova aceitou a movimentação imposta pela brasileira e definiu com deixada para abrir 5/3 e administrar.
À frente no placar, a tcheca entrou mais agressiva em seus games de saque na segunda etapa e foi arriscando que disputou o game mais longo do jogo, salvando dois breakpoints de Bia no segundo game, após longas disputas de bolas, com as duas tenistas firmes na linha de base. Um dos breakpoints salvos por Bouzkova foi com ace, o que aumentou sua confiança no saque. Assim, ela seguiu e abriu 4/1 com duas quebras, após acertar o tempo de devolução do saque aberto de Bia e buscar forçar o erro da brasileira forçando bolas com variação de altura em seu backhand.
Bia Haddas não se rendeu, reagiu e ainda devolveu uma quebra de saque no 6º game e confirmou com confiança, forçando a tcheca a sacar para a partida. Ali, pressionada Bouzkova chegou ao match-point em erro de Bia, mas o desperdiçou com dupla-falta e firme com backhand confirmou no terceiro ponto do jogo em erro de Bia.
Esta é a quarta derrota consecutiva de Bia Haddad no circuito profissional. Bia vem de derrota na segunda rodada de Wimbledon e nas estreias em Toronto, no Canadá, e em Cincinnati.
A queda em Monterrey dará uma queda de ao menos duas posições no ranking mundial para a brasileira. Nesta semana, Bia Haddad defenderia 163 pontos conquistados na disputa em Cleveland no ano passado.
Na luta por vaga na semifinal, Bouzkova encara a croata Antonia Ruzic, 89ª, que venceu batalha contra a italiana Elisabetta Cocciarretto, 87ª, com placar de 7/6 (7-2) 2/6 6/0.