A brasileira Bia Haddad Maia antecipou o fim da sua temporada de 2025 para poder recarregar as energias e renovar a mentalidade para 2026, mas acabará tendo nova queda no ranking da WTA.
Haddad Maia ocupa a 40ª posição na classificação mundial na atualização desta segunda-feira. Ela teve uma queda de 15 posições, pois foram descontados os pontos do título de Seul no ano anterior. A brasileira parou na segunda rodada da competição, depois de atingir as quartas de final do WTA 250 de São Paulo, o SP Open, onde era a cabeça de chave 1.
Reconhecendo que vem enfrentando problemas de ordem emocional e física, Bia e sua equipe optaram por antecipar o término da temporada, que iria até novembro. A decisão parece ser positiva para que a brasileira possa voltar em boa forma, mas em contrapartida irá resultar em nova queda no ranking.
A ex-top 10 terá um total de 293 pontos descontados ainda em 2025, sendo: 65 pontos do torneio de Pequim (CHN); 120 de Wuhan (CHN); e 108 de Ningbo (CHN). A brasileira ficará com 1.042 pontos na tabela, pontuação que tem hoje a alemã Eva Lys, 66ª colocada da WTA. A posição final de Bia na temporada depende do desempenho das colegas, mas muito provavelmente ela ficará fora do Top 50 mundial.