O italiano Matteo Berrettini, 56º da ATP, colocou a Itália mais próxima de sua terceira final consecutiva da Copa Davis ao controlar o ímpeto do belga Raphael Collingon, 86º, na abertura da primeira semifinal.
No duelo entre os números 2 dos países, Berrettini fez bom uso do apoio do público em Bolonha e pressionou desde o início do jogo. Ao todo foi 1h29 de duelo com placar em 6/3 6/4, tendo convertido cinco aces a quatro do belga, que cometeu as quatro duplas-faltas da partida e cometeu 17 erros não-forçados a 21 do italiano, que disparou 20 bolas vencedoras a 19.
Berrettini abriu a partida pressionando na devolução e buscando sacar encurtando as trocas de bola, assim, abriu 3/0 com quebra no 2º game e foi administrando. No oitavo game, Collignon trabalhou com muita confiança buscando a paralela, teve chance de devolver a quebra de saque, mas não efetivou e saiu em desvantagem.
O italiano seguiu o mesmo ritmo e abriu a segunda etapa quebrando o saque do belga, que resistiu, pressionou no game seguinte, salvou três breakpoints no terceiro game e devolveu a quebra no quarto. Berrettini viu a moral de Collignon crescer no jogo, o tenista arriscou e voltou a ter chances de quebra no sexto game, mas cometeu erros e acabou quebrado na sequência. Berrettini abriu 5/3 e administrou.
Confira os melhores momentos da partida:
Atual campeã da Copa Davis, a Itália conta com Flavio Cobolli diante de Zizou Bergs para confirmar sua ida à final antes do confronto de duplas.









