Nos primeiros jogos oficiais de 2026 no tênis mundial, a Argentina derrubou a Espanha pelo Grupo A da United Cup em Perth, na Austrália, na madrugada desta sexta-feira, dando o primeiro triunfo do país sul-americano na competição por equipes.
Sebastian Baez, 45º colocado, aplicou um duplo 6/4 sobre Jaume Munar, 33º, e Solana Sierra, 66ª, derrotou Jessica Bouzas por 6/4 5/7 6/0. Nas mistas, Guido Andreozzi e Maria Lourdes Carle derrotaram Yvonne Carvalle-Reimers e Inigo Cervantes por 7/6(6) 6/2, garantindo à Argentina uma vitória convincente por 3 a 0. A seleção sul-americana enfrentará os Estados Unidos, cabeças de chave número 1 e atuais campeões, em sua última partida do Grupo A.
A Argentina busca avançar da fase de grupos pela primeira vez em três participações no torneio e contou com a ajuda de suas jogadoras mais bem ranqueadas, a segunda melhor da ATP e a melhor da WTA, respectivamente, em sua vitória na estreia. Mas a garra de Sierra, em particular, foi um destaque ao longo de 2 horas e 2 minutos, quando ela se recuperou de forma enfática após perder uma vantagem de 5-2 no segundo set.
Sierra esteve a dois pontos da vitória em sets diretos duas vezes no segundo set, com 30-30 no saque em 5-3 e na devolução em 5-4. Mas, no fim das contas, ela precisou de três sets para superar a número 41 do mundo e conquistar sua terceira vitória na carreira contra uma adversária do Top 50. Ela perdeu apenas oito pontos no terceiro set, depois de ceder cinco games seguidos e perder o segundo.
“Foi uma partida muito difícil. Eu só tentei me concentrar no meu jogo. Eu estava indo muito bem, mas quando estava perdendo por 5 a 2 no segundo set, não estava jogando tão bem. Mas estou muito orgulhosa de como continuei lutando no terceiro set”, disse a tenista de 21 anos após sua segunda vitória em torneios WTA contra uma espanhola.
“Estou muito feliz por começar o ano competindo e representando a Argentina. É uma semana diferente, compartilhando a semana com toda a equipe. Estamos aproveitando cada momento.”
Mais cedo, na primeira partida da temporada 2026 do ATP Tour, a número 45 do mundo, Baez, derrotou Munar e deu à Argentina uma vantagem de 1 a 0. Em sua estreia no torneio de equipes mistas, Baez, de 24 anos, venceu o espanhol por um duplo 6/4 em uma 1h43min, em partida válida pelo Grupo A. Com a vitória, ele ampliou sua vantagem para 2-0 no confronto direto entre os dois.
“Gostei muito deste momento, gostei do tempo em quadra, estou muito feliz por ter conquistado este ponto para a Argentina”, disse ele.
Após ambos os jogadores trocarem quebras de serviço no início do primeiro set, Baez assumiu o controle em 4-4, quebrando o saque de Munar e fechando o set no game seguinte. No segundo set, o argentino mostrou novamente grande frieza, devolvendo a quebra logo após perder o saque do adversário, abrindo 4-3. Ele salvou quatro dos seis break points que enfrentou na partida, segundo os dados da ATP.
“Estou feliz porque estou me recuperando de algumas dores e lesões dos últimos dois anos. Então, é claro que quero mais. Sei que posso mais. Estou confiante e acredito na minha equipe e no meu país”, compartilhou Báez.
Com a vitória, o argentino garantiu seu primeiro triunfo contra um Top 50 desde que derrotou o então número 46, Mariano Navone, a caminho do título no Rio Open, em fevereiro passado.









