O colunista de tênis da BBC, Russell Fuller, reporta que a Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) e os organizadores da Copa Davis – a empresa Kosmos e a Federação Internacional de Tênis (ITF)-, chegaram a um acordo para encerrar a ATP Cup.
De acordo com a apuração de Fuller, o acordo foi feito para que o tradicional torneio entre nações, que tem 122 anos, e que passou por uma reformulação em 2018 com sua venda para a Kosmos, se fortaleça diante do público e dos jogadores.
A decisão por parte da ATP em ceder e acabar com seu torneio entre “países”, que tem classificação o ranking individual dos atletas, foi tomada porque a Copa Davis é muito bem quista entre atletas e profissionais da ATP, o que incluiu seu CEO, o ex-tenista italiano Andrea Gaudenzi, que chegou a jogar a final do torneio em 1998 contra a Suécia.
Além da boa imagem da Davis internamente na ATP, a ATP Cup sofreu com as questões da pandemia da COVID-19 e tem enfrentado problemas econômicos, já que não consegue e em alguns anos nem pode, contar com público grande.
O anuncio oficial do fim da ATP Cup ainda não foi realizado porque a ATP trabalha com a federação australiana (Tennis Australia) para organizar um torneio substituto a ATP Cup, dado contrato de longa data para realizar um torneio itinerante. O colunista da BBC reporta o mesmo que o The Times, de que a TA e a ATP estão juntas da Associação das Tenistas Profissionais (WTA) para realizar um torneio misto, com várias sedes pela Austrália, nos moldes da extinta e bem sucedida Hopman Cup.
O acordo entre ATP e Copa Davis ainda não acertou a cessão de pontos para o ranking ATP e este tópico passará a ser parte de uma nova rodada de negociações.
De acordo com o The Times, o torneio misto que será realizado na Austrália, está previsto para janeiro de 2023.









