Crédito: Getty Images for ITF
Crédito: Getty Images for ITF

As e inovações do NextGen Finals

Compartilhe:

A Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) compartilhou as atualizações das regras da do NextGen Finals, torneio que reunirá os oito tenistas da temporada abaixo dos 20 anos, entre 17 e 21 de dezembro em , na Arábia Saudita.

Sets com 4 games

Está mantida a regra de games vencidos para a conclusão dos sets. nos anos anteriores, as disputas das partidas são em de e com sets definidos em quatro games para o vencedor com dois de vantagem ou em tiebreak.

Sendo assim, os sets podem se encerrar em 4/0, 4/1, 4/2 ou se chegar à confirmação de um 3/3, é necessária a definição por tiebreak, encerrado em 7 ou com dois pontos de diferença.

As bolas serão trocadas por bolas novas a cada sete games disputados, tal no circuito regular.

Sobre as trocas de lado

Os jogadores trocarão, como no circuito tradicional, de lado após a finalização do primeiro da partida. Também como no circuito tradicional, não há tempo de descanso após o primeiro game, apenas a troca de lado.

Na sequência, os jogadores terão um tempo de descanso de 90 segundos após os três primeiros games e um novo após dois games.

No caso do tiebeak, as trocas de lado serão feitas a cada seis pontos disputados como no . Entretanto, o intervalo entre os sets será menor que o do circuito profissional e está determinado em 90 segundos.

Regras de tempo

Na disputa do NextGen Finals as regras de tempo no são mais restritas que no circuito tradicional. O tenista que estiver sacando tem até 15 segundos entre o fim do último ponto disputado e a execução de seu primeiro serviço. Em caso de necessidade de um segundo saque, o tenista tem 8 segundos para sua efetivação. Haverá um cronômetro em quadra e será automático.

Para , os tenistas terão apenas 3 minutos.

Regras para o público

Está permitida a livre circulação dos espectadores nas arquibancadas do estádio durante os três primeiros games do jogo. Após isso, fica limitada esta livre movimentação, sendo permitida em qualquer área que não abranja as linhas de base da quadra, por se tratar de local direto na visão dos .

Portanto, após os três primeiros games há a permissão para circulação livre a qualquer momento nas laterais da quadra. Caso um ou dois venham se movimentar atrás da linha de base, o jogo não será paralisado.

A também manterá a menor altura da cadeira do árbitro central, como no anterior, para diminuir a obstrução da visão do público na lateral da quadra.

Inovações

O sistema de coleta de dados, análise e estatísticas do estará disponível para o público na Arena em . Além de estatísticas tradicionais como porcentagem de saque, quebras, aces e breakpoints, o público terá acesso a dados como “qualidade de golpes” de cada com análise de saque, devolução, forehand, backhand e devoluções; desempenho na linha de base; e dados de análise direta como qual jogador quem ganhou mais pontos atacando (estatística chamada de “Conversion Score” ou ‘pontuação de conversão' em português) e quem ganhou mais pontos se defendendo (estatística chamada “Steal Score” ou ‘pontuação de roubo de bola').

Como nos anos anteriores, os dados estatísticos estarão disponíveis para os treinadores e jogadores em quadra por meio da plataforma de performance da ATP, a ATP Tennis IQ Powered by PIF.

Noticias Relacionadas

Quer acompanhar as últimas notícias?