Sinner e Alcaraz (Reprodução/
Cincinnati Open)
Sinner e Alcaraz (Reprodução/ Cincinnati Open)

As possíveis combinações no sorteio do ATP Finals

Compartilhe:

Nesta -feira (6/11) será realizado o sorteio da disputa do Finals de Turim, na Itália, torneio que reúne os oito melhores da e tem, além de 1. pontos ao campeão e um prêmio milionário que pode dar ao campeão invicto US$ 5.071.000, cerca de R$ 29 milhões, a definição do número 1 do mundo.

Apesar do sorteio da ocorrer nesta semana, o a ser considerado para a definição da ordem dos cabeças de chave será o da próxima semana, que terá o descarte dos pontos conquistados no Finals de 2024. Sendo assim, apesar de ser o atual número 1 do mundo, o italiano Jannik será o cabeça de chave dois dados os descontos dos 1500 pontos do título conquistados no Finals 2024. Desta maneira, o principal favorito da disputa será o espanhol Carlos Alcaraz.

Alcaraz e Sinner lutam jogo a jogo na disputa do Finals para definir quem será o número 1 ao fim da temporada. Com os descartes de pontos, o espanhol entra com 1.050 pontos à frente do italiano na briga pelo posto de melhor do mundo.

Tanto Sinner quanto Alcaraz entram na disputa do Finals com mais que o dobro de pontos do terceiro melhor do mundo, o alemão Alexander , que fica no mesmo cesto de sorteio do sérvio dono de 24 títulos do Grand Slam, Novak Djokovic. Sendo assim, tal como Sinner e Alcaraz, Zverev e Djokovic não estarão no mesmo grupo.

Seguindo a lógica da regra do sorteio, os norte-americanos Ben Shelton, quinto, e Taylor Fritz, sexto, também não estarão no mesmo grupo na fase inicial do torneio. Fecha o último sexto do sorteio o australiano Alex de Minaur e o garantido no Finals entre o canadense Felix Auger Aliassime e o italiano Lorenzo Musetti, que joga o ATP de Atenas tentando tomar do canadense a última vaga no Finals.

Possíveis combinações de grupos

Dadas as regras, é possível afirmar que Alcaraz pode ter um grupo ao lado de Djokovic, Shelton e Aliassime/Musetti, o que faria do grupo de Sinner uma chave com Zverev, Fritz e De Minuar.

Outras possibilidades de grupos para Alcaraz são: Djokovic, Fritz e De Minaur; Djokovic, Shelton e De Minaur; Djokovic, Fritz e Aliassime/Musetti; Djokovic, Shelton e Aliassime/Musetti; Zverev, Shelton e De Minaur; Zverev, Shelton e Aliassime/Musetti; Zverev, Fritz e De Minuar; ou Zverev, Shelton e Aliassime/Musetti.

Considerando todas as combinações de grupos para Alcaraz é possível apontar os demais tenistas da chave para o grupo de Sinner. Sendo assim, os possíveis grupos para Sinner são o italiano somado a: Zverev, Shelton e Aliassime/Musetti; Zverev, Fritz e De Minaur; Zverev, Fritz e Aliassime/Musetti; Zverev, Shelton e De Minaur; Djokovic, Fritz e Aliassime/Musetti; Djokovic, Shelton e Aliassime/Musetti; Djokovic, Fritz e De Minaur; ou Djokovic, Shelton e Aliassime/Musetti.

Dados curiosos sobre a fase de grupos

Lorenzo Musetti busca pela primeira vez na história colocar dois italianos na disputa do Caso ele desbanque Aliassime, o sorteio de grupos ainda pode colocá-lo no mesmo grupo do compatriota Sinner, dando à torcida italiana o primeiro confronto entre nacionais na história do Finals.

Caso Djokovic fique no mesmo grupo de Alcaraz no Finals, será a primeira vez desde 2019 que um grupo do Finals reunirá ao menos 30 títulos do Grand Slam, somando os 24 do sérvio e os 6 do espanhol.

Em 2019, Djokovic estava no mesmo grupo de naquela edição do Finals jogada em Londres. Na ocasião, Djokovic tinha 16 títulos do Grand Slam, enquanto Federer já somava seus 20 títulos.

Esta edição marca os 55 anos da criação do ATP Finals. Turim é a 15ª cidade na história a receber o evento.

Noticias Relacionadas

Quer acompanhar as últimas notícias?