Um dia após fazer uma postagem reclamando da falta de ajuda da ATP por conta do horário de seu jogo no Masters 1000 de Toronto, no Canadá, e levar uma invertida do colega Daniel Evans, Alejandro Fokina arrasou o tcheco Jakub Mensik.
O 19º do mundo que vem do vice-campeonato do ATP 500 de Washington, nos Estados Unidos, em derrota traumática perdendo três match-points, derrotou o tcheco 12º favorito por 2 sets a 0 com contundentes 6/2 6/4 em apenas 1h16min na quadra GrandStand e irá enfrentar o italiano Lorenzo Sonego ou o russo Andrey Rublev nas oitavas de final.
Fokina reclamou que seu jogo era o único começando às 11h locais (12h de Brasília) enquanto que os demais começavam a jogar a partir das 12h30. Segundo ele o fato do clube ser a uma hora de distância do torneio faria com que tivesse que madrugar para se preparar para o duelo o que seria uma desvantagem diante dos demais. Daniel Evans, que foi 21 da ATP e já derrotou Novak Djokovic, deu uma invertida no colega comentando sua postagem falando que a maioria das pessoas pegam entre 8h e 9h no trabalho e chamou de patética a reclamação de Fokina.
O torneio distribui US$ 9,1 milhões em premiação aos jogadores.