A Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) confirmou, nesta segunda-feira, que a americana Jessica Eudovic, tenista de 18 anos, foi suspensa provisoriamente pelo Programa Antidoping do Tênis (TADP).
A ITIA enviou à jogadora uma notificação prévia de violação das regras antidoping em 21 de novembro de 2025, de acordo com o Artigo 2.1 do TADP (presença de substância proibida em amostra da jogadora) e/ou o Artigo 2.2 (uso de substância proibida sem autorização de uso terapêutico (AUT) válida).
Eudovic, que alcançou o melhor ranking de sua carreira em simples da ITF, o 1104º lugar, em outubro de 2025, forneceu uma amostra durante uma competição no torneio ITF World Tennis Tour W15 em Santa Tecla, em El Salvador, em 1º de outubro de 2025.
A amostra foi dividida em duas partes, A e B, e a análise subsequente revelou que ambas continham um metabólito do clostebol, substância proibida pelo TADP (Acordo de Prevenção e Controle de Substâncias Tóxicas), na categoria de Esteroides Anabolizantes Androgênicos (seção S1.1 da Lista de Substâncias Proibidas da Agência Mundial Antidoping de 2025).
O clostebol é uma substância não especificada, e Eudovic não possuía uma AUT (Autorização de Uso Terapêutico) válida para essa substância. A substância é a mesma pelo qual Jannik Sinner acabou suspenso por três meses este anos após muita polêmica por ter o caso acobertado por vários meses em 2024 entre abril e agosto.
A detecção de substâncias não especificadas acarreta uma suspensão provisória obrigatória – no caso de Eudovic, essa suspensão está em vigor desde 21 de novembro de 2025.
A jogadora tem o direito de recorrer da imposição de sua suspensão provisória perante um tribunal independente. Em 1º de dezembro de 2025, Eudovic entrou com um recurso, que foi indeferido em 16 de dezembro de 2025 pela presidente independente, Dra. Tanja Haug, que declarou que os fundamentos do recurso de Eudovic eram “insuficientes para atingir o patamar necessário para o levantamento de uma suspensão provisória”.
Enquanto estiver suspenso provisoriamente, Eudovic está proibido de jogar, treinar ou comparecer a qualquer evento de tênis autorizado ou sancionado pelos membros da ITIA (ATP, ITF, WTA, Tennis Australia, Fédération Française de Tennis, Wimbledon e USTA) ou por qualquer associação nacional.
A ITIA é uma entidade independente criada por seus membros do tênis para promover, incentivar, aprimorar e salvaguardar a integridade do tênis profissional em todo o mundo.








