A vitória de virada do canadense Felix Auger Aliassime, 10º da ATP, diante do alemão Daniel Altmaier, 50º, o garantiu nas quartas de final do Masters de Paris, o colocou muito perto de disputar o ATP Finals e ainda ajudou João Fonseca no ranking.
Fazendo o segundo jogo da quadra Central em PAris, Aliassime batalhou por 2h06 para fechar o placar em 3/6 6/3 6/2, tendo dispaado sete aces a seis do alemão, que venceu 73% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 87% de aproveitamento do canadense.
“Foram três sets a semana toda. Foi uma luta constante”, pontuou Aliassime em entrevista à TennisTv após a partida. “É uma luta constante, sinto isso todos os dias. Por isso, entrei em quadra hoje sabendo que poderia ser difícil novamente. Só tive de manter a calma, ter paciência e tentar encontrar soluções. Tentei me superar. Sei que tenho as soluções dentro de mim, mas é só uma questão de fazer as escolhas certas e executá-las corretamente”.
“Comecei a sacar cada vez melhor ao longo da partida. Estava com dificuldades para lidar com a mudança de ritmo no saque dele… Era só uma pequena confusão na minha cabeça, sem saber para onde devolver. Encontrei uma maneira de pressioná-lo e quebrei o saque dele três vezes no restante da partida”, concluiu.
Em busca de vaga nas semifinais em Paris, Aliassime encara o embalado monegasco Valentin Vacherot que chegou a sua 12ª vitória consecutiva em Masters, ao frustrar o britânico Cameron Norrie. (saiba mais)
Vacherot e Aliassime nunca se enfrentaram no circuito profissional.
Classificação ao Finals e ajuda a Fonseca
A vitória de Aliassime o fez se aproximar do italiano Lorenzo Musetti na corrida para a disputa do ATP Finals de Turim, na Itália. Aliassime é nono na classificação do torneio que reúne os oito melhores do ano.
Caso se classifique à disputa do Finals, que será realizado entre 9 e 16 de novembro, Aliassime jogará o torneio pela segunda vez na carreira. Em 2022, o canadense disputou o Finals e ficou pela fase de grupos com duas derrotas e apenas uma vitória diante do espanhol Rafael Nadal.
A vitória de Aliassime em Paris ainda deu uma focinha para o carioca João Fonseca, que foi eliminado na segunda rodada em Paris e pode alcançar na próxima segunda-feira um novo melhor ranking da carreira como 24º do mundo.
No momento, Fonseca torce contra boas campanhas de Valentin Vacherot e Lorenzo Sonego, que são dois dos três que podem ultrapassar o brasileiro no ranking a depender das campanhas na capital francesa. A terceira ameaça a Fonseca era justamente o alemão Daniel ALtmaier. (Entenda)
 
								 
								 
								 
											 
								

 
								 
								







 
															 
															