(Crédito: Corinne Dubreuil/ATP Tour)
(Crédito: Corinne Dubreuil/ATP Tour)

Aliassime vira batalha com Shelton e se mantém vivo no Finals

Compartilhe:

O canadense Felix Auger Aliassime, oitavo da ATP, conquistou uma bela e lutada contra o americano , quinto, na segunda rodada da fase de grupos do ATP de Turim (Itália) e se mantém vivo na disputa.

Último classificado direto à chave do Finals, Aliassime abriu a campanha no Finals com uma derrota para o italiano Jannik e nesta lutou por 2h26 para fechar o placar diante de Shelton em 4/6 7/6 (9-7) 7/5 tendo convertido nove aces a sete do americano, que cometeu 22 erros não-forçados a 16 do canadense, que disparou 35 bolas vencedoras a 24 de Shelton.

Em um jogo decisivo para os dois , que vinham de derrota na do Finals, Shelton entrou um pouco mais pressionado em seus games de saque, mas durante todo o jogo conseguiu sacar com mais efetividade em pontos críticos. Assim, ao ver o canadense trabalhar com segundo serviço, buscou agredir na devolução com forehand e chegou à quebra de saque no quarto game, abrindo 4/1 no primeiro set e foi o administrando. Arriscando, Aliassime venceu o 8º game de zero e pressionou entrando em quadra para devolver a quebra de saque no 9º game, mas não manteve o ritmo e ao ter o saque quebrado em erro perdeu a primeira etapa.

No segundo set, o jogo seguiu com os dois tenistas pressionados em seus games de saque, mas sem serem muito efetivos. Aliassime salvou o único breakpoint da parcial, disputado no oitavo game, e levou a disputa para o tiebreak. Nele, o canadense abriu 3/0 com mini-quebra, mas lutou por quatro setpoint, tendo cometido erros em três deles, para empatar o confronto.

Durante o tiebreak, Shelton sentiu o joelho direito, mas não pediu atendimento fisioterápico. O americano seguiu evitando se apoiar muito na perna direita, correu menos, chegou a mancar, mas manteve-se firme para o terceiro set.

No set decisivo, com boas devoluções de forehand, Aliassime chegou a um 15-40, mas viu Shelton, que estava com a mobilidade já recuperada, salvar os dois breakpoints com belos saques abertos. O jogo seguiu com os dois tenistas se pressionando muito. Aliassime viveu um de muita tensão no 11º game, sustentou longa trocas de bolas com backhand e em erro do americano confirmou e foi pressionando com forehand nas devoluções de saque para chegar ao match-point em erro do americano, que salvou com bom segundo saque na linha. Na sequência, Shelton ficou na rede com voleio mal executado, mas salvou novo match-point com ace em saque aberto. O terceiro match-point de Aliassime veio após bela devolução e bolas cruzadas com forehand e sustentou na linha de base para fechar o jogo em erro do americano.

Com a vitória, Aliassime bagunça, ao menos por enquanto, a classificação do Bjorn Borg que tem o alemão e o italiano Jannik Sinner empatados na liderança com uma vitória em sets diretos cada um. Zverev e Sinner se enfrentam na tarde desta quarta-feira para definir o líder do grupo.

Esta é a 49ª vitória de Aliassime no ano, a 16ª em piso rápido coberto e a primeira vitória do canadense na disputa do ATP Finals, onde fecha a disputa de grupos em duelo contra o alemão Alexander Zverev nesta sexta-feira.

Noticias Relacionadas

Quer acompanhar as últimas notícias?