Ex-top 10 e em um ano bastante irregular, Felix Aliassime, 25º cabeça de chave, frustrou o alemão Alexander Zverev, terceiro do mundo, se garantindo nas oitavas de final do US Open no final da noite deste sábado.
O canadense derrotou o vice-campeão de 2020 e vice do Australian Open deste ano de virada por 3 sets a 1 com parciais de 4/6 7/6 (9/7) 6/4 6/4 após 3h48min de duração na quadra Louis Armstrong.
Este foi o nono jogo entre os dois e apenas a terceira vitória de Aliassime, primeira desde 2022. Zverev amarga mais uma decepção em Grand Slams e adia o sonho de sua primeira conquista. O tenista foi até treinar com Toni Nadal por uma semana na preparação para a gira da América do Norte no piso duro.
Zverev venceu o primeiro set que foi bem apertado e o jogo seguiu duro, decidido nos detalhes no tie-break da segunda etapa. Felix ganhou confiança, saiu quebrando no começo do terceiro set, sustentou sua vantagem e ficou na frente. No quarto set fez um grande sétimo game com winners de devolução, quebrou e decidiu a vitória com grandes bolas. Zverev reclamou várias vezes no jogo, desde o começo e chegou a ir ao vestiário no intervalo dos sets.
Zverev tem três finais de Major e seguirá na espera. Aliassime vai buscar vaga nas quartas de final contra o russo Andrey Rublev, 15º pré-classificado, que venceu em cinco sets o jogador de Hong kong, Coleman Wong.