O canadense Felix Auger-Aliassime se garantiu nas quartas de final do US Open, quarto e último Grand Slam da temporada, ao derrotar o russo Andrey Rublev nesta segunda-feira.
Atuando no Arthur Ashe Stadium, principal palco do complexo de Flushing Meadows, em Nova York, o cabeça de chave número 25 bateu Rublev, 15º, com parciais de 7/5 6/3 6/4 em 2h16min de encontro, disparando 13 aces contra 6 do russo, que cometeu 4 duplas-faltas, assim como o vencedor da partida. Chamou atenção o número de bolas vencedoras de Aliassime, com um total de 42, enquanto Andrey fez 22.
O histórico entre os tenistas tinha ampla vantagem para Rublev, que venceu sete dos oito encontros e havia triunfado nos últimos cinco duelos. A única vitória do canadense havia sido em março de 2022.
Aliassime volta a uma quartas de final de Grand Slam após quase quatro anos, desde o Australian Open em janeiro de 2022.
Valendo vaga na semifinal do Grand Slam americano, Aliassime encara o australiano Alex De Minaur, 8º colocado do ranking mundial, que mais cedo bateu a surpresa suíça Leandro Riedi por 6/3 6/2 6/1.