O espanhol Carlos Alcaraz está na disputa do ATP 500 de Tóquio, a partir de quarta-feira, e pode assegurar o número 1 do mundo até o fim da temporada.
Alcaraz ultrapassou Sinner e assumiu a liderança da classificação há suas semanas, com a conquista do US Open, quarto Grand Slam do ano. Sua vantagem atualmente é de 760 pontos, podendo abrir boa margem sobre o italiano e se garantir por mais três meses no topo.
A situação é favorável para o espanhol porque ele defende bem menos pontos em relação ao rival Sinner – 1.000 contra 3.830. Enquanto Carlitos atua no Japão, Sinner estará em ação no torneio de Pequim, na China, da mesma categoria. Um título de Alcaraz, combinado a uma derrota prematura de Sinner na China, pode resultar na permanência do espanhol na liderança até o fim do ano.
Caso não consiga garantir o feito, Alcaraz terá grandes chances de fazê-lo na semana seguinte, no Masters de Xangai, que começa no dia 1 de outubro. Jannik defende 1000 pontos do título do torneio, enquanto Alcaraz defende “apenas” 200, já que parou nas oitavas de final.