O norte-americano Ben Shelton, quinto da ATP, fez uma escolha tática questionável durante a partida de segunda rodada da fase de grupos do ATP Finals de Turim (Itália), diante do canadense Felix Auger Aliassime, oitavo, o que pode ter lhe custado a vitória.
Shelton levou a virada em 4/6 7/6 (9-7) 7/5 após 2h26 de partida e durante todo o jogo optou por agredir o forehand do canadense, buscando trabalhar o máximo possível de suas bolas em forehand cruzado buscando definição com o menor número de trocas.
Buscar o golpe forte do adversário lhe custou muito. Ao todo, a estatística final da partida aponta que Shelton bateu a bola 142 vezes no forehand do canadense contra 51 bolas de backhand. Aliassime venceu um total de 103 pontos dos 197 disputados em jogo.
O canadense foi mais efetivo que o americano em trocas acima de 6 golpes em todo o jogo e chegou a um aproveitamento de 80% dos pontos no terceiro set em trocas longas. Aliassime também foi muito mais efetivo na rede e venceu 20 pontos das 24 tentativas de subidas à rede que executou na partida. Shelton, por sua vez, venceu 11 pontos dos 19 propostos por ele na rede.
A estatística de distribuição de golpes desenvolvida pela Courtside Advantage ainda aponta que Aliassime variou muito mais ao forçar os golpes de Shelton e buscou com muito mais efetividade o backhand do americano, que também não é seu ponto forte no jogo. Aliás, pela contagem estatística, bateu 58% dos forehands diretamente no backhand do americano, limitando a reação dele em quadra.
Confira o gráfico de golpes de Shelton contra Aliassime:









