A partir de segunda-feira os olhos se voltam para o Masters 1000 de Roma, na Itália na expectativa do sorteio da chave que será realizado bem cedo, a partir das 5h30 de Brasília e João Fonseca tem uma importante semana pela frente que será determinante para seu caminho em Roland Garros.
-> Clique Aqui e ENTRE em nosso canal do Whatsapp!
Atual 31º, o brasileiro subirá ao 29º posto do ranking na segunda-feira e tem sua condição como cabeça de chave quase 100% assegurada para o Aberto da França. Mas , uma grande campanha no Foro Itálico pode credenciar ainda mais o brasileiro em Paris uma vez que é o último momento da definção da relação de pré-classificados para o Grand Slam que será baseada no ranking do dia 17 de maio.
Com a baixa de Carlos Alcaraz, se mantiver este ranking Fonseca seria o cabeça de chave 28 podendo subir um pouco mais caso Taylor Fritz e Novak Djokovic não disputam o torneio. Sendo o cabeça de chave entre 25 e 32, Fonseca teria um dos top 8 do torneio na terceira rodada, ou seja, poderia cruzar com Jannik Sinner, Alexander Zverev ou Djokovic, por exemplo, já nesta rodada.
Caso suba bem com grande campanha na Itália, pode sse posicionar como o 24º favorito que já livraria o brasileiro dos top 8 até pelo menos a fase de oitavas de final, tendo um dos cabeças de chave 9 até o 16 como rival de terceira fase.
Quatro jogadores na rodada para ultrapassar
Para Fonseca atingir esse objetivo precisaria fazer entre quartas e semifinal na capital italiana somando entre 200 e 400 pontos, ficando com 1625 ou 1825 e torcendo para que quatro concorrentes na sua frente façam campanhas piores que ele.
Logo na sua frente estão Jakub Mensik e Francisco Cerundolo que defendem 100 pontos de oitavas e vão partir do torneio italiano com 1500 e 1520 pontos na tabela do live rankings a partir da próxima semana.
Casper Ruud descarta 200 das quartas e partirá no torneio italiano com 1535. Tommy Paul defende 400 da semifinal e partirá o torneio em 1575 podendo despencar se fizer campanha ruim.
Tomas Etcheverry não defende nada e ficará com 1660 na pior das hipóteses só podendo ser ultrapassado pelo brasileiro caso João faça semifinal.
Lembrando que a melhor campanha de Fonseca em um Masters é quartas. A melhor em um Slam é terceira rodada em Paris e Wimbledon em 2025 com terceira rodada. Ano passado ele caiu diante do então top 10, Jack Draper.









