Em entrevista coletiva após vitória sobre Vit Kopriva e vaga inédita nas quartas de final de um Masters 1000, no torneio de Madri, na Espanha, o espanhol Rafael Jodar explicou porque somente tem seu pai em seu box nos jogos e suas viagens.
“A equipe sempre foi formada por mim e meu pai, e por enquanto não vamos mudar isso porque está funcionando, então não vejo motivo para mudar, tudo vai continuar como está”, disse o tenista que se aproxima do top 30 com a campanha na capital espanhola.
Ele destacou a estratégia que pretende adotar para o duelo contra Jannik Sinner que acontece nesta quarta-feira em busca de vaga na semifinal.
“Será uma partida muito difícil, isso é certo. Vou tentar jogar o meu melhor e aprender bastante com ela. Estou encarando com a mesma mentalidade das partidas anteriores, confiante de que terei minhas chances se fizer as coisas direito. Vou me concentrar em um ponto de cada vez. Ainda há um longo caminho a percorrer antes que eu possa sequer pensar nisso. Sei que se eu fizer as coisas bem e mantiver uma mentalidade positiva durante toda a partida, talvez a oportunidade de vencer apareça. Tenho que continuar fazendo as coisas direito, as coisas que venho fazendo até agora. No fim das contas, todos os adversários são difíceis, todos jogam bem, então você tem que se concentrar no que está fazendo e não tanto no que o seu oponente está fazendo.”
O tenista que já bateu João Fonseca e Alex De Minaur no torneio apontou como tira a pressão de seus ombros: “Tento não olhar muito as redes sociais, embora use mais o meu celular para conversar com meus amigos e familiares. Tento me manter focado no que tenho que fazer, que é jogar tênis, sem ficar olhando para o que está acontecendo no torneio ou em outras partidas. Quando tenho tempo livre, aproveito para conversar com meus amigos e familiares, além de descansar.”
“É uma decisão dos organizadores; se fazem isso, é por um motivo, então você tem que se adaptar à programação do torneio. Tem que se adaptar da melhor forma possível. Neste caso, já tive que jogar partidas em horários diferentes, então só posso trabalhar duro para me adaptar. Não sei se vai chover amanhã; não sei a previsão do tempo, mas essas são condições externas que não podemos controlar. Haverá tempo para adaptação durante a partida.”
“Normalmente seguimos a mesma rotina todos os dias, aquela que funciona. Analisamos um pouco o adversário, mas o mais importante é que eu jogue bem, que me sinta confortável na quadra e que consiga dar o meu melhor.” É verdade que alguns dias as coisas não correm tão bem quanto eu gostaria, mas nesses dias temos que tentar vencer as partidas com a mesma mentalidade de sempre.”









