Aos 19 anos, o jovem espanhol Rafael Jodar, 42º do ranking, é uma das grandes sensações da temporada 2026 no circuito e após dominar o australiano Alex de Minaur, 8º, garantiu-se pela primeira vez na terceira rodada do Masters de Madri, onde encara o brasileiro João Fonseca.
Natural de Madri, Rafael Jodar tem a mesma idade da promessa brasileira, mas surgiu com destaque no circuito um ano mais tarde, tudo porque o tenista entrou no circuito universitário norte-americano, a NCAA para defender a Universidade da Virgínia (UVA) com aceite em 2024 para início no ano letivo seguinte, mas não permaneceu ali por mais de 6 meses.
O espanhol abriu a temporada 2025 como 895º do mundo e a opção pelo período na NCAA parecia a melhor opção para sua formação. Entretanto, até o início das aulas e período de treino, Jodar arriscou-se no circuito profissional e foi acumulando aos poucos vitórias e já no segundo semestre, treinando pela UVA, o jovem conquistou três títulos em nível Challenger: Hersonissos (Grécia), Lincoln e Charlestonville (Estados Unidos).
Rafael Jodar tornou-se o terceiro espanhol a ter três títulos Challenger ainda adolescente, repetindo feitos de Carlos Alcaraz (entre os 17 e 18 anos) e Nicolas Almagro (aos 19).
As campanhas entre agosto e outubro de 2025 garantiram que Jodar fosse o 10º melhor atleta sub-21 do ano no circuito de tênis e com as ausências do francês Arthur Fils, lesionado, e as desistências de Fonseca e tcheco Jakub Mensik, Jodar conquistou uma vaga na disputa do ATP NextGen Finals de Jeddah, ao lado do alemão Justin Engel.
Na competição, Jodar conquistou duas vitórias na fase de grupos (Learner Tien e Landaluce), o que consolidou sua escalada em 727 posições no ranking, fechando a temporada como 168º do mundo e dando empurrão na sua decisão de abandonar a universidade e arriscar-se como profissional, a exemplo de Fonseca e Landaluce.
Com a decisão tomada, Jodar viajou para a Austrália para jogar sua primeira temporada na íntegra como profissional e todo seu esforço tem tido resultado. Na primeira semana do ano, ele fez final no Challenger de Canberra, e de lá até esta semana, Rafa Jodar subiu 126 posições no ranking, conquistou seu primeiro título em nível ATP na chave de Marrakech, no Marrocos.
Foi neste ano, na chave de Miami, que Jodar alcançou pela primeira vez na carreira a terceira rodada de um Masters 1000, tendo saído do qualificatório. Agora, garantido diretamente na chave de Madri, o espanhol volta a esta fase de um Masters, após conquistar a maior vitória de sua carreira, ao bater o australiano Alex de Minaur.
Juvenil promissor
Rafael Jodar começou a jogar tênis aos 4 anos de idade e cresceu tendo o compatriota e xará, Rafael Nadal, como ídolo. Jodar formou-se tenista no tradicional Club de Tenis Chamartín, de Madri, e foi um promissor juvenil.
O clube foi a casa de formação de grandes nomes do tênis espanhol como Fernando Verdasco, Guillermo Garcia López e Francisco Clavet. Rafa cresceu no Chamartín ao lado de outra sensação espanhola, Martin Landaluce, que também nasceu em 2006, mas completou 20 anos em janeiro.
Como atleta juvenil, Jodar foi campeão do US Open 2024 e somou oito títulos em torneios do cicuito juvenil, quatro deles em nível J 300.
Jodar e Fonseca nunca se enfrentaram nem no circuito juvenil ou mesmo no profissional.









