Campeã de sete títulos de Grand Slam, Venus Williams, com 45 anos, recebeu um convite da organização e disputará a chave principal do Australian Open que começa no dia 18 em Melbourne.
-> Clique Aqui e ENTRE em nosso canal do Whatsapp!
Este foi o oitavo e último convite da chave feminina. Ela volta a competir no torneio pela primeira vez desde 2021.
Williams, que fez um retorno impressionante ao esporte em julho de 2025, se preparará para o Aberto da Austrália de 2026 no Torneio Internacional de Hobart, onde também recebeu um convite e se juntará às campeãs de Grand Slam Barbora Krejcikova e Emma Raducanu. Ela jogará também em Auckland, na Nova Zelândia.
Williams, de 45 anos, está prestes a se tornar a mulher mais velha a competir na chave principal do Aberto da Austrália, superando o recorde anteriormente detido pela japonesa Kimiko Date, que tinha 44 anos quando perdeu na primeira rodada do torneio em 2015.
Finalista de simples do Aberto da Austrália em 2003 e 2017, Williams é pentacampeã de Wimbledon e também venceu dois Abertos dos Estados Unidos.
Após anos de problemas de saúde – que ela documentou nas redes sociais e disse que “afetaram meu tênis e a trajetória da minha carreira” – ela se submeteu a uma cirurgia para remoção de miomas uterinos em agosto de 2024.
Com ambos os seus Com a saúde e a qualidade de vida melhoradas, ela retornou às quadras no torneio de nível 500 em Washington D.C., seu primeiro evento em quase 18 meses. Lá, surpreendeu a número 35 do mundo, Peyton Stearns, tornando-se a mulher mais velha a vencer uma partida de nível ATP desde a grande Martina Navratilova em Wimbledon, em 2004.
No US Open, Williams levou a cabeça de chave número 11, Karolina Muchova, a três sets em simples, antes de avançar para as quartas de final de duplas ao lado de Leyleh Fernandez.
Seu retorno à Austrália marcará sua primeira partida de simples desde aquele confronto memorável no Estádio Arthur Ashe contra a talentosa tcheca, ex-número 8 do mundo e finalista de Roland Garros.
“Eu jogo um tênis empolgante. É muito divertido literalmente me soltar na quadra e bater com toda a força que consigo. Sou mais feliz quando posso simplesmente bater forte”, disse Williams.
“Acho que joguei algumas partidas em Cincinnati e Washington em que ainda não entendia muito bem como me controlar. Então, acho que hoje [contra Muchova] foi um ótimo indicador de que, tipo, ‘ok, não preciso bater com toda a força nessa bola. Jogue uma bola inteligente e depois parta para a próxima' (risos).
“A gente nunca para de aprender. Aprendi muito. Ainda estou aprendendo sobre mim mesma. Quando penso na partida que joguei contra ela em 2020, eu estava muito desconfortável. Não estava bem. Sentia muita dor.
“Hoje a diferença é enorme, me senti muito melhor, então sou muito grata por ter tido a oportunidade de jogar me sentindo melhor e, nesse ritmo, ter uma chance real.”
Veja a lista de convidadas do feminino:
Emerson Jones (AUS)
Zarina Diyas (KAZ)
Patrick Kypson (EUA)
Elizabeth Mandlik (EUA)
Tiantsoa Sarah
Rakotomanga Rajaonah (FRA)
Priscilla Hon (AUS)
A definir
Talia Gibson (AUS)
Taylah Preston (AUS)
Venus Williams (EUA)
No masculino restam três convites e a expectativa maior é saber de Nick Kyrgios será ou não contemplado.









