O site da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) divulgou mais uma reportagem em retrospectiva em que destaca o ano de ascensão dos jovens João Fonseca e Learner Tien, ambos de 19 anos e finalistas da edição 2024 do NextGen Finals.
O texto destaca que ambos os tenistas iniciaram o ano fora do top 100 da ATP e finalizaram dentro do top 30, saindo da competição em nível Challenger e se consolidando em nível ATP. Além de Fonseca e Tien, a ATP chama atenção para outros três jogadores: o dinamarquês AUgust Holmgren, Coleman Wang de Hong Kong, e o britânico Jacob Fearnley.
No texto sobre Tien, a ATP recorda o ano de ascensão que termina com o primeiro título ATP de sua carreira na chave em Metz: “Tien rapidamente fez a transição para o mais alto nível do tênis profissional. Ele causou impacto no Aberto da Austrália, onde, vindo do qualifying e ocupando a 121ª posição no ranking ATP da PIF, Tien chegou à quarta rodada”, diz o texto pontuando que ele é o segundo mais jovem da história de seu país a chegar às oitavas de um Slam, atrás apenas de Pete Sampras que alcançou este feito aos 18 anos.
“Um de seus momentos mais marcantes em Melbourne aconteceu na segunda rodada, quando surpreendeu o triês vezes finalista Daniil Medvedev em um emocionante jogo de cinco sets“, destaca o texto recordando ainda que Tien foi o mais jovem desde Rafael Nadal a chegar nesta fase no Australian Open.
“Fonseca teve uma ascensão meteórica ao top 25”, inicia o texto. “Seu primeiro torneio da temporada de 2025 foi o Challenger de Canberra, evento que dominou completamente, sem perder um set sequer até conquistar o título. Ele se tornou o segundo jogador, ao lado de Jannik Sinner, a vencer o torneio seguinte após um triunfo no NextGen ATP Finals”.
O texto ainda destaca o título do brasileiro no potente Challenger de Phoenix, as terceiras rodadas alcançadas em Roland Garros e Wimbledon, além da vitória sobre Andrey Rublev no Australian Open. A ATP ressalta que Fonseca abriu o ano como 145º do mundo.
Para Holmgren o destaque é a histórica campanha em Wimbledon com terceira rodada tendo salvo match-points na final do quali contra o japonês Yosuke Watanuki e batido o cabeça de chave 21, Tomas Machac, também salvando match-points.
Coleman Wang tornou-se o primeiro tenista de Hong Kong a vencer um jogo na chave principal de um Grand Slam na disputa do US Open, onde furou o quali e chegou à terceira rodada.
Fearnley tem como destaque terceiras rodadas alcançadas em Roland Garros e no Australian Open.









