Crédito: USTA
Crédito: USTA

Billie Jean critica entre Sabalenka e Kyrgios

Compartilhe:

A americana derrotou o Bobby Riggs por 6/4 6/3 6/3 em Houston, em setembro de 1973, levando para casa o prêmio de US$ 100.000 (R$ 540 mil) na histórica dos Sexos.

Estima-se que 90 milhões de pessoas em todo o assistiram à vitória de King, então com 29 anos, em uma partida de contra um ex-campeão de e do US Open de 55 anos – um lembrado como fundamental para o movimento pelos direitos das mulheres e a luta pela igualdade no esporte.

No próximo dia 28 de , a atual número 1 do , , enfrentará o vice- de 2022, , de 30 anos, em , em uma partida que também está sendo chamada de “Batalha dos Sexos”.

Questionada se via alguma semelhança entre as partidas, King disse à BBC Sport: “A única semelhança é que um é um homem e a outra é uma mulher. Só isso. Todo o resto, não. A nossa partida foi sobre mudança ; culturalmente, sobre onde estávamos em 1973. Esta não é”, criticou.

“Espero que seja uma grande partida – quero que Sabalenka ganhe, obviamente – mas simplesmente não é a mesma coisa.”

“Joguei três sets contra Bobby, em uma quadra, sem mudar nada”, recordou King: “Eu disse: ‘Olha, ou jogo limpo ou não jogo'. E Bobby adorou.”

A partida de King aconteceu alguns meses depois de Riggs — que morreu em 1995 aos 77 anos — ter derrotado a número um do mundo, Margaret Court, por 6-1 e 6-2, na “Batalha dos Sexos”.

A partida foi disputada no mesmo ano em que King fundou a Associação de Tênis (WTA) e três anos depois de um grupo de jogadoras, apelidado de As Nove Originais, romper com a estrutura do esporte.

Também ocorreu na época da promulgação da do Título IX nos EUA, que proibia a discriminação com base no sexo em qualquer escola ou programa educacional e garantia igualdade de benefícios, oportunidades e tratamento para equipes esportivas masculinas e femininas.

“A minha foi realmente política. Foi difícil, culturalmente falando, com tudo o que estava sendo discutido”, acrescentou King, de 82 anos.

“Eu sabia que precisava derrotá-lo para promover mudanças na sociedade. Eu tinha muitos para vencer.”

Noticias Relacionadas

Quer acompanhar as últimas notícias?