Andrey Rublev foi nomeado o vencedor do Prêmio Humanitário Arthur Ashe no ATP Awards de 2025, um reconhecimento do impacto do tenista de 28 anos dentro e fora das quadras.
O 17 vezes campeão de torneios ATP lançou a Fundação Andrey Rublev em março de 2024 com o objetivo de fornecer recursos e apoio a crianças que lutam contra doenças graves. Rublev expandiu seus esforços ao longo da temporada de 2025.
“Estou muito feliz por ganhar o Prêmio Humanitário Arthur Ashe”, disse Rublev em um vídeo ao aceitar o prêmio. “Estamos trabalhando muito para aprimorar nossa Fundação. Estamos aprendendo, é algo novo para nós. Faz apenas dois anos, então ganhar este prêmio significa muito. Vamos continuar expandindo a Fundação e fazendo cada vez mais coisas. Muito obrigado.”
No início deste ano, a Fundação Andrey Rublev anunciou uma parceria com o Hospital Infantil Bambino Gesù, em Roma. O número 16 do ranking ATP visitou o hospital antes do torneio ATP Masters 1000, passando um tempo com membros da equipe médica e pacientes em tratamento. Rublev também presenteou as crianças.
Em um comunicado publicado no site da Fundação Andrey Rublev, o ídolo escreveu: “Tenho a sorte de poder jogar profissionalmente e ter saúde. Há muitas crianças precisando de apoio financeiro para necessidades médicas essenciais, e poder ajudá-las é um grande privilégio para mim. Estou ansioso para trabalhar com as crianças, suas famílias e médicos, ajudando-as a construir um futuro melhor graças aos recursos que tenho a sorte de poder oferecer.”
Rublev também já falou abertamente sobre saúde mental e a importância de buscar ajuda. Em junho, ele participou do documentário “Breaking Back”, da ATP Originals, no qual falou corajosamente sobre suas lutas pessoais. Rublev e o também astro do ATP Tour, Casper Ruud, participaram do painel sobre saúde mental da Tennis Canada no torneio ATP Masters 1000 desta temporada, em Toronto.
Esta é a primeira vez que Rublev ganha o Prêmio Humanitário Arthur Ashe, uma honraria já concedida a algumas das maiores lendas do esporte, incluindo Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic, Andy Murray, Andre Agassi e John McEnroe. Ashe, que recebeu o prêmio em 1992, foi homenageado novamente com o prêmio que leva seu nome em 1999.
Este é o terceiro prêmio ATP de Rublev. Ele foi eleito a dupla favorita dos fãs ao lado de Karen Khachanov em 2023 e também levou para casa o prêmio de Jogador que Mais Evoluiu no Ano em 2020.
Rublev adicionou mais um título à sua coleção este ano com a conquista do torneio de Doha. Ele também chegou à quarta rodada de Wimbledon e do US Open. Segundo o índice Infosys ATP Win/Loss Index, Rublev acumulou um recorde de 34 vitórias e 25 derrotas na temporada.









