Em um ano importante, com a conquista do título de Wimbledon, a alemã Angelique Kerber foi eleita, por votação popular acirrada, a 'melhor atleta do ano' na Alemanha, após desbancar a campeã olímpica no ciclismo de pista, Kristina Vogel.
Kristina Vogel sofreu um grave acidente em junho deste ano, quando colidiu com um colega enquanto treinava e em decorrência da fratura sofrida na coluna, ficou paraplégica.
Admirada em toda a alemã, Vogel, natural do Quirguistão, foi medalha de ouro na prova de sprint por equipes nos Jogos Olímpicos de Londres, ouro no Rio de Janeiro na prova de sprint individual, tem 11 títulos mundiais e detém o recorde mundial da prova de velocidade num recorde dividido com a australiana Anna Meares.
Com todo o seu currículo esportivo e a luta para se recuperar e retomar a vida, Vogel foi a principal homenageada por Kerber em seu discurso: "Você é um modelo a ser seguido por muitas e muitas pessoas. Você demonstrou muita força de vontade e garra. Tenho certeza que este prêmio deve ser seu", declarou a campeã de Wimbledon.
O discurso de Kerber foi eleito o "momento" da noite deste domingo.
Unser Moment des Abends: Die rührenden Worte von @AngeliqueKerber an @KristinaVogel . 👏 #SDJ18 pic.twitter.com/kVVLRRhMBz
— ZDF Sport (@ZDFsport) 16 de dezembro de 2018