Nomes como Orlando Luz, Daniel Dutra Silva e Carlos Severino estão no ranking entre os principais tenistas do Brasil. Eles disputarão a Copa Ártico Pro de Tênis entre os dias 12 e 16 de dezembro. O evento, promovido pela Federação Catarinense de Tênis (FCT), é voltado para profissionais e terá R$ 20 mil em premiações. A cidade de Blumenau (SC) é quem sedia o torneiro, que será realizado nas quadras do Tabajara Tênis Clube.
Esta competição será dividida em duas chaves: a principal, com a participação de 32 tenistas e a qualifying, com 64 na disputa. Alexandre Farias, presidente da FCT, diz que a ideia do evento é fomentar o esporte em Santa Catarina. “Temos um potencial enorme a ser explorado aqui no estado e a intenção é o apoio constante para que possamos incluir esses nomes entre os destaques do país na categoria”, diz.
Ainda segundo Alexandre, este evento, juntamente com a Copa Encerramento Neumarkt 25 anos de Tênis, marca o fechamento do calendário anual do estado. Porém, para 2019 uma programação extensa está prevista. “Estamos elaborando atividades para tornar o esporte mais atrativo e conquistar novos adeptos. Já temos agendados mais de 10 eventos em várias cidades de Santa Catarina”, complementa.
Sobre a Federação Catarinense de Tênis
Responsável pela realização de eventos que disseminam informações sobre o esporte e incentivam a prática da modalidade no estado, a Federação Catarinense de Tênis (FCT) completa 65 anos em 2019. Só em 2018, foram realizados pela entidade 24 eventos em nove municípios catarinenses, além de apoio a outras dezenas de programações.
A FCT também atua socialmente através do programa Transformando pelo Tênis, que atende, de março a novembro, crianças de 9 a 12 anos. Elas recebem aulas de inglês, reforço escolar e de tênis de forma gratuita. Em 2018, a ação teve o patrocínio dos Correios.