O duelo de primeira rodada entre os franceses Gael Monfils, 44º do ranking da ATP, e Richard Gasquet, 31º, foi palco de um registro histórico que definiu o saque mais rápido da história de Wimbledon, que acabou revisto pela organização.
Monfils levou a melhor sobre o compatriota na partida e após 2h23 fechou o placar em 7/6 (6) 7/5 6/4 tendo vencido 79% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 67% de aproveitamento de Gasquet, que converteu quatro aces contra 11 de Monfils, um deles o mais rápido da história.
Monfils disparou um ace a 241 km/h e bateu a marca de 238 km/h registrado em 2010 pelo norte-americano Taylor Dent.
Na segunda rodada do torneio, Monfils aguarda pelo vencedor da partida entre o italiano Paolo Lorenzi e o sérvio Laslo Djere.
A revisão
Pouco mais de uma hora após o registro do ace de Monfils a 241 km/h a organização de Wimbledon reviu a marca para a velocidade de 217 km/h. Segundo reporta o jornalista inglês Stuart Fraser, uma arma de registro de velocidade causou a dúvida que precisou da revisão.
Sendo assim, a marca de 'saque mais veloz em Wimbledon' segue com Taylor Dent.
Told that Gael Monfils' 150mph serve has been scrubbed due to a dodgy speed gun. Now revised to 135mph... https://t.co/80heQcelca
— Stuart Fraser (@stu_fraser) July 2, 2018