Segundo cabeça de chave do Brasil Open, o italiano Fabio Fognini, 20º do ranking da ATP, superou o espanhol Guillermo Garcia-López, 67º, e está de volta à semifinal do torneio paulistano 10 anos depois, onde encara o atual tricampeão Pablo Cuevas.
Fognini precisou de 1h para fechar a partida em 6/4 6/2 tendo convertido dois aces contra três do espanhol, que cometeu seis duplas-faltas em todo o jogo, uma delas para confirmar a quebra no terceiro game do segundo set.
Em jogo relativamente tranquilo para seu saque, Fognini pressionou e conquistou a quebra no terceiro game, abriu 3/1 no placar do primeiro set e administrou sem tomar sustos.
Na segunda etapa, o italaino abriu com quebra, ao ver o rival cometer duas duplas faltas e definir com forehand na paralela, e abriu 4/0 no placar vendo o espanhol cometer dupla falta no breakpoint. A partir daí, Garcia-López tentou ser agressivo com backhand, venceu dois games de saque, mas não causou sustos ao italiano.
Que está de volta à semifinal do Brasil Open após 10 anos - em 2008 foi derrotado por Nicolas Almagro, que ficou com o título do torneio.
Fognini encara o uruguaio Pablo Cuevas, que tem 15 vitórias consecutivas em São Paulo, resultantes de três títulos. No confronto direto, o italiano tem 3/2 de vantagem.