X

Copa Davis começa 2018 testando formatos e novas regras

Quarta, 31 de janeiro 2018 às 08:30:00 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

A Federação Internacional de Tênis (ITF) tem discutido por anos com os jogadores e também com a associação dos capitães da Copa Davis possíveis mudanças e adequações para torná-la mais atrativa.



O principal objetivo da ITF, que organiza o maior torneio entre nações do tênis masculino, é atrair e reter as grandes estrelas da ATP nas disputas tanto do grupo mundial como nos de acesso. Para isso, durante alguns anos seu conselho administrativo recebeu sugestões e ouviu reclamações de atletas, capitães, federações e até patrocinadores para pensar em melhorias.

Algumas destas propostas foram aprovadas na reunião anual com os representantes de todas as federações que compõe a ITF em agosto de 2017 e já compõe a chave do torneio.

Para os Grupo I e II dos zonais: Américas; Europa/África e Ásia/Oceania os confrontos entre nações serão realizados em apenas dois dias e os jogos deixam de ser em melhor de cinco sets e passarão a ser em melhor de três sets, como todo o circuito ATP.
Deste modo, serão jogados dois encontros de simples no primeiro dia (Dia 1) e o duelo de duplas seguido de dois jogos de simples no Dia 2. 

Na primeira fase da disputa, o Grupo I será disputado mundialmente entre os dias 2 e 3 de fevereiro e as disputas do Grupo II entre 3 e 4 de fevereiro. 

A ideia das datas intercaladas ajudará a ITF na venda dos direitos de televisão da competição.

A mudança da estrutura da disputa não  será aplicada ao Grupo Mundial, que em 2018 seguirá com jogos em melhor de cinco sets, disputados em três dias com dois jogos de simples no Dia 1, duplas no Dia 2 e outros dois jogos de simples no dia 3.

Os capitães das equipes que disputam os Grupo I e II poderão ainda escalar suas equipes com cinco jogadores titulares. A ideia do Conselho é trazer maior mobilidade de escalação para as equipes. Se der certo, a novidade deverá chegar ao Grupo Mundial em 2019.

Mudança geral

Ficou decidido que para os grupos Mundial, I e II, o quinto jogo será apenas realizado caso haja necessidade da decisão do confronto. Na regra que valia até o fim de 2017, o quito jogo era jogado, mesmo que o quarto tivesse sido decisivo, caso o jogo seja realizado com no mínimo quatro sets.

Caso uma equipe registre 3-0, apenas o quarto confronto será realizado, em virtude da programação e organização de venda de ingressos antecipadas.

banner
banner