X

Retrospectiva - IPTL cria modelo de sucesso para o pós-temporada

Terça, 30 de dezembro 2014 às 13:56:52 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
Por Ariane Ferreira - Após as definições do ATP e WTA Finals em novembro, o mês de dezembro ficou aberto no calendário do tênis profissional para as tão requeridas férias. Entretanto 23 jogadores preferiram participar do inovador projeto d International Premier Tennis League

O projeto criado e idealizado pelo ex-tenista indiano especialista em duplas, Mahesh Bhupathi, tinha como principal mote levar aos fãs asiáticos a oportunidade de ver os melhores tenistas do mundo, em duplas, simples, do presente e do passado, mas não apenas como uma exibição e sim como uma competição, valendo uma premiação.

A disputa entre os times Manilla Mavericks, representando a cidade de Manilla nas Filipinas, Cingapura Slammers, representando Cingapura, Indian Aces, representando a India, e UAE Royals representando os Emirados Árabes Unidos, foi iniciada em 28 de novembro nas Filipinas e acabou em 13 de dezembro nos Emirados Árabes, após passar por Cingapura e Nova Delhi, na Índia.

Os times reuniram 15 jogadores d ATP, de simples e duplas, além de oito atletas da WTA e seis ex-jogadores profissionais, as lendas, sendo quatro deles ex-números um do mundo.

A formação dos times ficou com o Mavericks: Carlos Moyá, Andy Murray, Jo-Wilfried Tsonga, Maria Sharapova, Daniel Nestor, Treat Huey, Kirsten Flipkens; Slammers: Andre Agassi, Patrick Rafter, Bruno Soares, Lleyton Hewitt, Serena Williams, Nick Kyrgios, Tomas Berdych, Daniela Hantuchova; Aces: Pete Sampras, Fabrice Santoro, Roger Federer, Gaël Monfils, Ana Ivanovic, Sania Mirza e Rohan Bopanna; Royals: Goran Ivanisevic, Novak Djokovic, Caroline Wozniacki, Malek Jarizi, Nenad Zimonjic, Kristina Mladenovic e Marin Cilic.

O Slammers, time de Bruno Soares animou fãs no mundo todo com três ex-números um do mundo e a atual número um do mundo, Serena Williams, que disputou apenas a primeira eliminatória, mas amargou a lanterna da classificação. Bruno Soares jogou duplas mistas com Serena nas Filipinas, disputou as seguintes ao lado de Hantuchova e em Cingapura e Emirados Árabes jogou ao lado de Hewitt duplas masculina.

O time que conquistou a simpatia do público mundo afora graças aos franceses destaques de entretenimento, Santoro e Monfils, além de dar esperanças ao mundo de ver Federer e Sampras jogando duplas juntos na Índia, possibilidade que foi impossibilitada por uma lesão de Sampras.

O times divertiram o público local, em jogos contra em sistema de chaves de grupo, jogando contra os demais três times em todas as cidades e somando pontos (games vencidos). As partidas foram no formato de cinco sets, cada um jogado por um categoria (simples feminino, masculino duplas mistas e masculina e o jogo de lendas).

Para a ex-líder da WTA, Ana Ivanovic, o formato da IPTL "é bom para jogadores, patrocinadores e fãs. Pode ser o futuro do tênis".
banner
banner