Duas vezes campeã do Aberto da Austrália, a bieorrussa Victoria Azarenka vai começar 2015 pressionada. Ela precisa ir bem na primeira semana do ano em Brisbane para se garantir entre as 32 primeiras do ranking que serão cabeças de chave no primeiro Grand Slam da temporada.
Atualmente na 31ª posição, Azarenka defende o vice-campeonato na primeira semana do ano, o equivalente a 305 pontos. Ela tem atualmente 1492 e é seguida na classicação por Belida Bencic (1391 pontos), Zarina Diyas (1371) e Camila Giorgi (1355).
Cameron Pearson, diretor do torneio de Brisbane, acredita que Vika irá bem na primeira semana do ano. Foi em Brisbane que ela conquistou seu primeiro título, em 2009.
"Me disseram que ela está fazendo uma grande pré-temporada, está em forma, saudável e pronta para voltar ao topo em 2015. Ela realmente está focada em começar bem o ano porque sabe que seu desempenho em Brisbane vai refletir diretamente na posição dos cabeças de chave para o Aberto da Austrália", afirmou.
Ser uma das 32 cabeças de chave em Melbourne é importante porque garante que o jogador enfrente adversários de ranking mais baixo que ele pelo menos nas duas primeiras rodadas.
Azarenka teve uma temporada muito difícil. Sofreu com problemas no pé e só conseguiu disputar nove torneios, saindo do top 20 pela primeira vez desde 2007. Depois de janeiro ela competiu muito pouco e teve seu melhor momento no US Open, quando chegou às quartas de final. Contudo, depois de Nova York ela não jogou mais e encerrou o ano.