Beatriz Haddad Maia (Correios/ Banco do Brasil/ Taroii/ Asics/ Head/ Solinco) encerrou a temporada 2014 ao ser superada pela alemã Tatjana Maria na semifinal do challenger de Mérida, no México, torneio disputado em quadra dura e com premiação de US$ 25 mil + hospedagem.
Em busca de sua segunda final consecutiva, Bia fez uma partida equilibrada com Tatjana Maria, cabeça de chave 2 do torneio, mas acabou superada por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 7/6(5), em 2h15min.
“Estou muito feliz de estar terminando este ano. Foi um ano muito especial, acho que foi o melhor ano da minha vida, esses últimos 18 meses que eu tive de lesões, porque eu aprendi muito”, afirma Bia, que retornou às quadras após ficar um longo período afastada devido a uma cirurgia na coluna.
“Acho que operar a coluna foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Foi um momento que eu parei, pensei em mim, no meu corpo e na minha saúde. Passei um tempo com a minha família e meus amigos, vi que senti muita falta do tênis, então isso me deixou muito mais forte. Poder jogar com meninas que já foram 50 do mundo, 30 do mundo e estar jogando de igual para igual, ganhando, terminando o ano jogando em quadra dura, onde o impacto é muito maior, e jogando bem, as pessoas vêm reconhecendo o meu trabalho, vêm falando comigo, vêm me elogiando, então agora é mais um passo que eu dei”, completa a paulista.
Treinada pelo técnico Marcus Vinícius Barbosa, o Bocão, e pelo preparador físico Felipe Reis, Bia encerrará o ano com um grande salto na temporada e atingirá o seu melhor ranking da carreira dentro de duas semanas com a 241ª posição. Aos 18 anos, ela assumirá o número 2 do Brasil no ranking mundial de simples da WTA, ficando atrás apenas de Teliana Pereira.
“Fechar como 2 do Brasil é uma honra, a gente tem que estar buscando mais. Independente de ser eu a segunda, acho que o tênis feminino vem melhorando no Brasil, tem a Paulinha (Gonçalves), a Gabi (Cé), são meninas que têm muito potencial, podem estar entre as melhores do mundo, então é seguir firme e confiar nisso. Agradeço ao Felipe e ao Bocão, que acho que sem eles eu certamente não estaria aqui”, finaliza Bia, que terá em férias nas próximas semanas, antes de fazer a pré-temporada e retornar aos torneios em 2015.