Fabiano de Paula (Estácio/Correios), atleta da equipe Tennis Route, do Rio de Janeiro, mais uma vez teve que passar por rodada dupla para, nesta sexta-feira, atingir a decisão do torneio de Santiago de los Caballeros, na República Dominicana, evento sobre o piso de saibro com premiação de US$ 15 mil.
Ele buscará os 27 pontos no ranking mundial dados ao campeão e importantes na briga por vaga no quali do Australian Open.
O carioca da Rocinha, 279º colocado do ranking, superou no início da tarde o austriaco Michael Linzer, 497 º colocado, por 2 sets a 1 com parciais de 6/7 (7/3) 7/5 6/3. O duelo de quartas de final havia sido interrompido por falta de luz natural ao fim do segundo set. Horas mais tarde, derrotou o cearense Thiago Monteiro, 566º, por 6/4 6/2.
"Primeiro tive que terminar a partida de ontem contra o austríaco, uma partida dura emocionalmente, por não ter acabado, e jogar só um set, sabendo que quem começasse bem a partida levaria o jogo e juntando o cansaço de entrar em quadra novamente horas depois", disse Fabiano: "Contra o Thiago (Monteiro), quem vem jogando muito bem, pegando duro na bola, tive que me superar, correr bastante e Graças a Deus saí com a vitória".
Seu rival na final deste sábado será o espanhol Albert Alcaraz: "Ele é espanhol, gosta de jogar com a direita, tem a esquerda reta. Vou conversar com meus treinadores e com o Thiago, pois ele ganhou semana passada dele (em La Romana, no mesmo país). Vou descansar bem, me alimentar bem, hidratar e fazer um bom trabalho de recuperação com o Alex (Matoso, preparador físico da Tennis Route que segue os atletas)", finalizou.
A Tennis Route, idealizada por Rogério Melzi tem a coordenação administrativa de Miguel Tepedino e técnica dos sócios, Eduardo "Duda" Matos, João Zwetsch e Walter "Gringo" Preidkman, contando com cerca de 20 atletas entre eles Guilherme Clezar, Fabiano de Paula, Thiago Monteiro e Marcelo Demoliner. A Academia, que está situada no Rio de Janeiro, no Recreio dos Bandeirantes em anexo ao hotel Atlântico Sul, é patrocinada pelas empresas Estácio, Oi, Unimed, Pró-Tênis Barra e Bichara Advogados além do staff citado acima, conta com treinadores assistentes, rebatedores, preparador físico, e fisioterapeutas e de suporte nas áreas de medicina esportiva, psicologia, e nutrição. A infraestrutura segue recebendo investimentos em melhorias com o objetivo de tornar o ambiente cada vez mais propício ao desenvolvimento do esporte. E, falando em ambiente, o clima entre os atletas, membros da equipe, patrocinadores, e apoiadores, segue como um dos pontos fortes desse projeto que cada vez mais ocupa seu espaço no tênis brasileiro.