Número três do mundo, Rafael Nadal deu entrevista para a Movistar TV, na Espanha, o qual comentou sobre seu retorno aos treinos em quadra, no início desta semana, e temas como doping e manipulação de resultados. O espanhol não se conforma com trapaceiros.
"A grandeza do esporte é o que o espectador vê e é real. É o que emociona e faz as pessoas vibrarem. Desde o momento que há algum trapaceiro que toma produtos para aumentar seu nível de resistência ou de potência isso já não se torna real. É uma trapaça pelo qual o esporte deixa de ter sentido quando uma pessoa trapaça para melhorar o rendimento. A questão das apostas é a mesma coisa, o espectador deixa de ver o real e perde a essência do esporte", disse Nadal.
O natural de Manacor comentou também sobre seu retorno às quadras em treinamentos após cinco semanas parado por conta da retirada do apêndice.
"Estou bem, recuperado praticamente. Comecei a treinar há dois dias e há uma semana na academia. AS sensações são sempre estranhas, sem muito ritmo e com o corpo que a princípio no retorno é de dores, mas tudo isso é lógico e não é nada fora do normal".