Tiago Lopes (Indaiá Residence/ Easy/ Prognum/ Head/ Kirschbaum), Ricardo Hocevar (Indaiá Residence), Fernando Romboli (EGA Solutions) e Caio Silva estão nas quartas de final do Future disputado em quadras de saibro e que dá 27 pontos para o campeão no ranking mundial.
Portanto, a equipe do CFR terá quatro representantes buscando vaga na semifinal na competição, nesta quinta-feira. O Centro de Formação e Rendimento é comandado por Elson Longo, em São Carlos.
Nesta quarta-feira, o cabeça de chave 6 e 514º da ATP Tiago Lopes cedeu apenas dois games contra o jovem de 18 anos, Gabriel Tumasonis, nas oitavas de final, vencendo por 6/2 e 6/0. “Hoje deu tudo certo, não sabia exatamente como jogava o Tumasonis, mas saquei bem e controlei bem o jogo. Agora vou enfrentar um ótimo jogador, o Tsuchiya, então preciso entrar bem ligado e ficar focado para executar tudo que combinei com meu treinador (Elson Longo). Vou seguir lutando para continuar vivo no torneio”, disse Tiago Lopes, de 28 anos, que na próxima rodada vai enfrentar Alexandre Tsuchiya, 871º da ATP. Eles duelaram apenas uma vez, em 2012, e Lopes levou a melhor.
O sétimo pré-classificado e 579º da ATP, Ricardo Hocevar, venceu Rafael Matos, de apenas 18 anos, por 6/3 e 6/2, nesta quarta-feira. “Hoje enfrentei um garoto talentoso e que com certeza ainda vai ter bons resultados na carreira, mas consegui jogar bem e ser agressivo. Agora tenho mais um jogo duro contra um adversário que conheço bem e vou tentar impor meu jogo e ritmo para sair com a vitória”, comentou o ex-top 150, Hocevar, de 29 anos, que nesta quinta-feira vai encarar o cabeça de chave 4 e 496º da ATP, Daniel Dutra da Silva. Os dois tenistas já se enfrentaram 10 vezes e Hocevar leva vantagem nos confrontos diretos com seis vitórias.
Mais um atleta do CFR que avançou foi o cabeça de chave 8, Fernando Romboli, 595º da ATP. O tenista de 25 anos não deu chances para Marcos Bernardes, vencendo a partida por 6/1 e 6/0. Nas quartas de final, ele vai enfrentar Fabrício Neis. “Mais um jogo em que errei pouco, consegui imprimir meu ritmo e dominar os pontos. Na próxima rodada, sei que terei um jogo duro, conheço bem o meu adversário e sei o que preciso fazer para sair com a vitória”, disse Romboli, de 25 anos, que perdeu apenas um dos seis embates que já teve com Neis. O gaúcho também foi parceiro do carioca na semana passada, quando eles levantaram o troféu de duplas de Foz do Iguaçu.
Outro atleta da equipe, Caio Silva, 702º da ATP, venceu o quinto pré-classificado e 505º do mundo, André Miele, por 6/4 e 6/3. Em busca de uma vaga na semifinal, ele vai enfrentar o qualifier espanhol Mario Villela Martinez.
Elson Longo, técnico do CFR, está muito contente em ter quatro jogadores nas quartas de final em São José dos Campos. “Foi um dia muito feliz com todas essas vitórias, desde agosto estamos trabalhando duro. Percebo que eles estão conseguindo melhorar em vários aspectos, principalmente na parte mental. Eles estão mais positivos na hora de competir, colocando os ajustes técnicos em prática. Estou feliz, mas sei que os próximos jogos serão muito difíceis, então espero que a gente consiga avançar mais um passo”, explicou Elson.
Nas duplas, os tenistas da equipe do CFR já estão na semifinal. O principal favorito Fernando Romboli, que faz parceria com Caio Zampieri, venceu Rafael Camilo e Eduardo Russi, 6/2 e 6/4. Os cabeças de chave 4, Ricardo Hocevar e Tiago Lopes venceram Pedro de Paula e Asdrubal Gobernate, por 6/2 e 6/1. Em busca de uma vaga na final, Romboli e Zampeiri encaram Hocevar e Lopes, que são parceiros de treinos e se conhecem há bastante tempo. “Somos amigos há muito anos, então estou muito feliz com as nossas vitórias nas duplas”, celebrou Hocevar.
Os cabeças de chave 2, Caio Silva e Fabricio Neis estão na outra semifinal de duplas. Eles venceram Marcelo Murbach e Gabriel Tumasonis e agora vão enfrentar Filipe Brandão e Marcos Dias.
Após este evento de São José dos Campos, para finalizar o ano, os tenistas da equipe do CFR irão disputar Futures no Chile, os ITFs de US$ 10 mil em Santiago e Villa Alemana, e o último, em Santiago novamente, que será de US$ 15mil com hospedagem.