Rafael Nadal, número três do mundo, retornou nesta segunda-feira aos treinos em Manacor, na Espanha, após cinco semanas afastado por conta de uma cirurgia para a retirada do apêndice. O tenista já havia começado a parte física na semana anterior.
Foto: Pedro Fullana SER
Nadal iniciou a pré-temporada visando o torneio de Doha, no Qatar, dia 5 de janeiro, e o Australian Open, em Melbourne, no dia 19, eventos onde defende título e vice-campeonato. Ele joga as exibições de Abu Dhabi, Emirados Árabes, antes, a partir de 2 de janeiro.
Rafa viveu um segundo semestre para esquecer em 2014 onde não jogou o Aberto dos Estados Unidos por lesão no punho e jogou o Masters de Xangai, na China, e ATP da Basileia, na Suíça, sob analgésicos por conta de apendicite.
Após o dia de treinos, o Espanhol conversou com a rádio Cadena Ser de Manacor e contou como está o processo de treinos: "No começo sempre é difícil, ainda mais depois de uns meses complicados que tive e mais o período que não pude praticar esportes por conta da operação. Entretanto, confio que se seguir com boas sensações estarei apto a jogar e bem na Austrália".
"É verdade que nos últimos dez anos sempre estive entre os três melhores da ATP, e isso tem uma causa. Se eu trabalhar como tenho que fazer e passo por todo esse processo de recuperação, sem quedas, problemas físicos, confio que recuperarei o nível que já tive", decretou.
Nadal recebe hoje, em instantes, a medalha "Filho Predileto" da Ilha de Mallorca, maior honraria local. Com a medalha, Rafa torna-se símbolo oficial de Mallorca.