X

Menezes, Marcondes, Meligeni e Reis na semi do Bahia Juniors

Quinta, 23 de outubro 2014 às 15:25:55 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
Supresa nesta quinta-feira nas quadras do Costa Verde Tennis Clube na 29ª edição do Bahia Juniors Cup, tradicional competição mundial juvenil disputada em Salvador (BA). Leonardo de Menezes venceu o duelo baiano diante do segundo favorito ao título, Evaldo Neto, e se garantiu na semifinal.

O torneio conta pontos para o ranking mundial dos 18 anos da Federação Internacional de Tênis, pontos para o ranking Cosat (Sul-Americano) dos 16 e 14 anos mais ranking nacional da Confederação Brasileira e Tênis nos 12 anos. O evento, que termina neste sábado, dia 25, tem entrada gratuita ao público e tenistas do Brasil, Venezuela, México, Argentina, Suíça, Rússia, Portugal e Chile. As semifinais terão início a partir das 9h.

Atual campeão da categoria 16 anos do Bahia Juniors Cup, Leonardo de Menezes, que dá seus primeiros passos no circuito mundial dos 18 anos, marcou 7/6 6/2 diante de Evaldo Neto no duelo de tenistas que já treinaram juntos no Centro de Treinamento da Bahia por três anos: "Consegui uma quebra no primeiro game, depois ele devolveu e foi saque a saque. O tie-break fiz umas quatro bolas incríveis e no segundo set ele começou a errar, deu uma pirada depois que quebrei no início. Fiz um jogo mais na regularidade, pois se fosse pra troca mais pesada ele poderia me ganhar fácil, sua bola é mais pesada que a minha. Ajudou um pouco o fato de conhecê-lo, de já ter treinado com ele, mas poderia ter atrapalhado já que ele me conhecia também", destacou Leonardo que, disputando seu sétimo torneio nível ITF alcança o melhor resultado.

"É muito bom, estou surpreso com esse resultado, ainda mais em casa. Quando cheguei aqui imaginava que venceria um ou dois jogos, mas já estou na semi, agora é lutar por essa vaga na final", destacou o tenista treinado pela francesa Jennifer Clavreu, que é técnica há dez anos e chegou a disputar Roland Garros quando juvenil. Leonardo enfrentará o pernambucano João Lucas Reis Silva, de 14 anos, que passou pelo cabeça de chave 3, Luiz Faria, por 6/3 6/2.

A outra semifinal será entre o principal favorito e atual vice-campeão, Igor Marcondes, sexto melhor do Brasil, e Felipe Alves Meligeni, o sobrinho do ídolo nacional Fernando Meligeni. Igor aplicou 6/1 6/3 sobre Arion Santinho e Felipe passou por 6/3 6/2 diante de Gabriel Boscadin Dias.

"O jogo hoje foi meio parecido com o de ontem, conversei com meu técnico, o Ricardo Siggia, que precisava continuar no padrão deixando meu adversário pra trás, recuado. Ele gosta de atacar bastante. Depois que abri a vantagem no primeiro set ele abaixou a cabeça e quando servi pro jogo em 5/1, me afobei, ele encostou, teve 30/40 no 5/3, salvei com os saques e no match-point fiz ele jogar", disse Igor que comentou sobre o duelo contra Meligeni que será o tira-teima com uma vitória para cada lado: "Já o enfrentei duas vezes, perdi uma, ganhei a última em um jogo de uma quebra só, foi duro. Aqui espero um jogo difícil igual, em condições mais rápidas é melhor pra ele que joga devolvendo e atacando bastante, ele vai pra cima, não importa o placar, mas vamos buscar mais uma final aqui" .

Felipe Meligeni atinge pela quarta vez a semifinal de um ITF. O jovem de 16 anos, 5º lugar com o Brasil na Copa Davis Juvenil este ano em San Luis Potosí, no México, o Campeonato Mundial da categoria, comentou sobre o triunfo e o duelo contra Marcondes: "Joguei melhor, já me acostumei com a velocidade da quadra aqui e pude atuar melhor. Agora vou em busca de minha primeira final depois de bater na trave algumas vezes. Perdi um jogo duro que vacilei contra o Igor em Itajaí (SC), será mais uma batalha, mas vamos atrás dessa vitória".

No feminino, a principal favorita, Erika Pereira, está na semifinal. Ela marcou 6/2 6/0 sobre a brasileira Pamela Wu e lutará por vaga na final diante de Amanda Andrade que marcou 6/2 6/1 sobre Victoria Giannacinni. A outra semi será jogada entre Maria Silva e Gabriela Rezende. Maria marcou 6/1 6/3 sobre

O torneio Bahia Juniors Cup tem o reconhecimento por ter revelado grandes nomes do tênis nacional. Em 1992, Gustavo Kuerten, tricampeão de Roland Garros em 1997, 2000 e 2001, passou pela competição e foi campeão dos 16 anos sobre o bahiano Duda Gordilho. Semifinalista do Grand Slam francês em 1999 e um dos maiores nomes do tênis brasileiro, Fernando Meligeni também participou do evento assim como Marcos Daniel e Marcelo Saliola. No feminino, Andrea Vieira, última top 100 do ranking mundial até o sucesso de Teliana Pereira.

Os jogos das quadras 2 e 3 estão com transmissão ao vivo pelo site do evento http://www.bahiajuniorscup.com

Resultados de momento da Categoria 18 anos desta Quinta-Feira - Quartas de Final:

Leonardo de Menezes (BRA) 2x0 (2) Evaldo Neto (BRA) 7/6 6/2
João Lucas Reis (BRA) 2x0 (3) Luiz Faria (BRA) 6/3 6/2
(4) Felipe Meligeni (BRA) 2x0 Gabriel Boscadin Dias (BRA) 6/3 6/4
Igor Marcondes (BRA) 2x0 (7) Arion Santinho (BRA) 6/1 6/3
(4) Amanda Silva (BRA) 2x0 Victoria Giannacinni (BRA) 6/2 6/1
(1) Erika Pereira (BRA) 2x0 (7) Pamela Wu (BRA) 6/2 6/0
Maria Silva (BRA) 2x0 Lara Isis (BRA) 6/1 6/3
(2) Gabriela Rezende (BRA) 2x0 (8) Amanda Helminsky (BRA) 7/6 (3) 6/1

O Bahia Juniors Cup conta com o patrocínio do Governo do estado da Bahia pela Sudesb e Bahiatursa, dos Correios e da Federação Bahiana de Tênis. O evento tem o apoio da Gatorade, AMBEV, Barra de Cereais Trio e é realizado pela Confederação Brasileira de Tênis, ITF e Cosat. O torneio tem a transmissão dos principais jogos na TV Kobertura.
banner
banner