X

Jet Leg - O ideal é chegar na Austrália de 7 até 12 dias de antecedência

Terça, 17 de dezembro 2013 às 10:54:57 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
Por Gilbert Bang, médico e fisiátra - Nosso organismo sofre influência do ciclo claro-escuro de um dia e o relógio biológico regula as funções orgânicas conforme os estímulos recebidos. Esse ciclo é conhecido como ritmo circadiano.

Viagens longas que atravessam mais de três fusos horários podem interferir no ritmo circadiano e desencadear sintomas como alteração do sono, cansaço, dificuldade de concentração, alteração do apetite, irritabilidade, queda do rendimento esportivo dentre outros. Esses efeitos no organismo caracteriza o jet leg.

Como regra geral, para cada hora de diferença do local de origem são necessárias 12 a 24 horas para readaptação. Portanto, os atletas devem planejar muito bem as viagens longas para minimizar os efeitos do jet leg. Várias medidas são descritas como tentativas de minimizar os efeitos da mudança de fuso horário (exemplos: uso de óculos escuros ou luz artificial, exercícios intensos, dieta no horário de destino), mas sem evidência científica estabelecida.

O uso de medicações indutoras de sono ou estimulantes também estão descritos como método para minimizar os efeitos do jet leg. Entretanto, é preciso estar atento ao uso dessas substâncias, pois além de efeitos colaterais também podem constar na lista de substâncias proibidas do anti-doping.

A mudança de hábitos antes da viagem como, por exemplo, mudar o horário de dormir ou acordar, pode ajudar na adaptação, e o ideal é viajar tantos dias antes quanto forem os fusos horários a serem atravessados. Assim, para os que vão a Melbourne, viajar sete a doze dias antes do torneio permitiria a plena adaptação fisiológica.

Sobre Gilbert Bang

Gilbert Bang é médico fisiatra, mestre em Ortopedia e Traumatologia, médico do Centro de Reabilitação do Hospital Albert Einstein (SP), membro da Society for Tennis Medicine and Science (STMS).

Fale com o Bang: gilbertbang@hotmail.com
teninews.com.br
br.jooble.org