X

Retrospectiva Junho - Nadal vence maior jogo do ano e faz história em RG

Terça, 10 de dezembro 2013 às 17:31:31 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
Por Ariane Ferreira - Com a sequência de nossa retrospectiva 2013, chegamos ao meio da temporada. Junho começou em meio as disputas do segundo Grand Slam do ano, Roland Garros, e apesar da chave bem disputada, terminou como esperado: com Rafael Nadal e Serena Williams campeões.

Em terras francesas o domínio mais uma vez foi espanhol, mas não foi apenas Nadal quem brilhou. Também em ano de recuperação de uma grave lesão, Tommy Robredo tornou-se o primeiro tenista da história a vencer três partidas consecutivas e de virada, após perder os dois primeiros sets em torneios do Grand Slam. Os triunfos diante de Igor Sijsling (segunda rodada), Gäel Monfils (terceira rodada) e Nicolás Almagro (oitavas de final) fizeram com que o espanhol se tornasse o “queridinho” da torcida local.

A campanha mágica de Robredo parou em David Ferrer, nas quartas de final. Cansado, Tommy Robredo não foi obstáculo para a impecável campanha de Ferrer que chegou à grande final sem perder um set sequer.

Tommy Haas também proporcionou o público francês grandes jogos. Em sua melhor campanha no torneio, Haas protagonizou uma das partidas mais disputadas da chave contra John Isner na terceira rodada. Partida de cinco sets foi fechada em 10/8 no quinto set, onde não há tiebreak.

Roland Garros ainda foi palco do “jogo do ano”, na emocionante semifinal entre Rafael Nadal e Novak Djokovic. A partida histórica poderia ter sido definida no quarto set, mas Nole forçou o quinto em uma virada espetacular. No set decisivo, Nadal lutou para fazer 9/7.

Enquanto Nadal sofreu na semi, Ferrer não tomou conhecimento do local Jo-Wilfried Tsonga e chegou a sua primeira final de torneio do Grand Slam. Mesmo descansado, David não apresentou resistências e Nadal garantiu seu oitavo troféu em Paris.

O octacampeonato faz de Rafa Nadal o maior vencedor da história de Roland Garros.

No feminino poucas surpresas, Serena Williams e Maria Sharapova definiram o título, que ficou na mão da norte-americana. Serena aplicou três pneus no torneio e encontrou resistência apenas na russa Svletana Kuznetsova, campeã do torneio 2009. Kuznetsova foi a única a vencer um set contra a líder do ranking, na partida de quartas de final.

Junho ainda foi o mês dos torneios de preparação para Wimbledon. Na grama de Halle (Alemanha), o suíço Roger Federer garantiu seu único título na temporada ao bater o russo Mikhail Youzhny. Na mesma semana, Andy Murray faturou o tricampeonato no tradicional torneio de Queen’s (Inglaterra) ao superar o croata Marin Cilic.

Na semana seguinte, o espanhol Feliciano López faturou seu primeiro título na grama em Eastbourne (Inglaterra) ao bater o francês Gilles Simon. No mesmo torneio, o brasileiro Bruno Soares ao lado do austríaco Alexander Peya, também faturou seu primeiro título na grama pela chave de duplas. Na grama holandesa de 's-Hertogenbosch, o francês Nicolas Mahut foi soberano, e bateu o suíço Stanislas Wawrinka na grande final.

No feminino, a eslovaca Daniela Hantuchova garantiu um troféu na temporada ao vencer Birmingham (Inglaterra) superando Donna Vekic na final. Na mesma semana, a romena Simona Halep iniciou sua temporada de títulos, ao vencer o torneio de Nuremberg (Alemanha) ao bater a local Andrea Petkovic, e na sequência vencer 's-Hertogenbosch ao superar a belga Kirsten Flipkens. Ainda na terceira semana do mês, a russa Elena Vesnina garantiu seu título em Eastbourne na final contra a local Jamie Hampton.
teninews.com.br
br.jooble.org