X

Jogue Melhor - Dicas para a Devolução de Saque

Terça, 19 de novembro 2013 às 10:40:15 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
Por Paulo Muñoz, professor da USTA - Um dos fundamentos mais importantes no jogo de tênis é sem duvida a devolução do serviço, pois quando fazemos bem feito temos a possibilidade de quebrar o saque do adversário, e feito isso é mais fácil administrar o placar até o final do jogo.

Para que isso fique mais fácil aqui vão algumas dicas que podem ser uteis para melhorar esse fundamento.

Vamos dividir a área de saque em quatro partes veja o diagrama abaixo: extremidades A direita e B esquerda e centro direita C e esquerda D. A maneira mais natural de devolver o saque feito bem aberto é seguir a resultante natural da bola, que vem a ser, quando receber um saque bem aberto A no seu forehand o mais natural é acelerar a bola na paralela, o mesmo ocorre no saque dirigido ao centro da quadra B entre as duas áreas de saque. Quando o sacador saca mais em cima do corpo do adversário D e C podemos seguir a regra de cruzar as devoluções porque podemos girar o tronco e ombros. A regra é a mesma para o lado iguais ou da vantagem.

É bem importante você traçar sua meta de colocação de bola e não somente se limitar a devolver a bola na quadra, emocionalmente é bom você se cobrar algo além de uma simples bola do lado de lá da quadra.

Estas seriam as devoluções mais fáceis e naturais, mas não necessariamente as mais eficientes.

Devolver um saque forte no centro e no fundo da quadra do oponente faz com que você anule o ângulo de ataque que ele está tentando obter com o serviço. Outra boa dica e movimenta-se um pouco para tirar o corpo da inércia e gerar velocidade na devolução. Relaxar.

Deixe a empunhadura mais solta sem apertar a raquete na mão para dar velocidade na troca de empunhadura em saques rápidos, mantenha a base aberta e o centro de gravidade baixo.

Deixe a raquete mais baixa se você pretende atacar com spin o saque, é mais rápido que fazer um grande looping, pois encurta o caminho a percorrer até a bola, se você se propôs a bloquear o saque com um slice curto, será mais fácil se deixar a raquete mais alta na altura do rosto pelo mesmo motivo de fazer um caminho mais curto até a bola.

Um movimento fundamental em todas as devoluções e imprescindível nos saques fortes é fazer um avanço do corpo em direção a bola com um split step, como fazemos para volear, esse movimento diminuí a tensão emocional do jogador, aumenta a massa corporal para melhor contrapor o peso da bola, e melhora a fluência do movimento em geral, fazendo com que a bola mantenha-se funda e baixa.

Não devemos levar a raquete para trás e sim colocá-la ao lado do corpo no momento da preparação e fazer com que o corpo avance para frente puxando a raquete quase ao mesmo tempo, isso evita de estarmos puxando a raquete para trás quando precisamos que ela esteja caminhando para frente.

Não esqueça que a pressão de ganhar o ponto é sempre do sacador, então jogue relaxado nos games onde você é o devolvedor principalmente quando o sacador erra o primeiro serviço.

Treine bastante estes fundamentos para se tornar um grande devolvedor de saques.

Até a próxima dica!

















Sobre Paulo Muñoz

Sócio da loja Planet of Champions, no Rio de Janeiro, é Membro da United States Racquet Stringer Association (Associação Internacional de Encordoadores - USRSA) matric nº 28477, Profissional da Associação Americana de Treinadores de Tênis, Membro da International Tênis Federation (ITF),Professor de Educação Física (CREF) nº 10184.

Cursos da CBT nível I, II, III, e treina atletas desde 1976.
banner
banner