Por Fabrizio Gallas, em Londres - O gênio definitivamente despertou. Roger Federer, número sete do mundo, se garantiu na semifinal do ATP World Finals, torneio com os oito melhores do mundo, ao superar Juan Martin Del Potro de virada no melhor jogo da competição até aqui.
O suíço derrotou o quinto colocado por 2 sets a 1 com parciais de 4/6 7/6 (7/2) 7/5 após 2h26min em uma arena O2 lotada torcendo a seu favor.
Neste domingo, às 12h, Roger reativa a rivalidade contra Rafaeel Nadal, primeiro do mundo, lutando pela final da competição que encerra a temporada.
São 31 jogos no maior clássico do tênis com 21 triunfos de Nadal que levou a melhor nas três últimas, em Roma, na Itália, e Cincinnati, EUA, e a outra em Indian Wells, EUA, todas em 2013. A última vitória de Roger foi no mesmo local em 2012.
Federer venceu Nadal nos quatro jogos disputados no torneio ATP Finals, a última vez em 2011. Nadal nunca conquistou o principal torneio que ainda não tem no currículo e o suíço irá por sua sétima conquista. Ele jogará por vaga na nona final na competição.
O jogo
Na tarde de hoje Del Potro entrou dominando, abriu 4/1 com duas quebras diante de um errático e frio Federer. O suíço devolveu uma das quebras, endureceu o set, mas não conseguiu o triunfo,dando 6/4 para o argentino.
Na segunda etapa o sul-americano abriu 3/1 e dava a pinta que venceria sem problemas, mas o suíço reconectou no encontro, colocou pressão, passou a acertar melhor seu backhand e aproveitou alguns erros do argentino para igualar o placar e levar ao tie-break. Firme na hora decisiva, Federer fechou encaixando um ace como havia pedido um torcedor momentos antes do saque, 7/6 (7/2).
A terceira etapa ganhou em emoção. Alguns erros e Federer perdeu o saque logo de cara. Delpo abriu 3/0, mas a luta não havia acabado. Federer voltou a ligar na tomada, foi pra cima, igualou o encontro com pontos sensacionais. O jogo foi saque a saque, com muita disputa, winners de direita, esquerdas pesadas, até Roger forçar o erro do argentino, quebrar e finalizar com eficiência o encontro para delírio da torcida em imensa maioria favorável ao dono de 17 Grand Slams.
Federer e Delpo jogaram pela terceira semana seguida e Federer ganhou pela segunda vez.