X

CBT realiza torneio interescolar no Programa Jogue nas Escolas

Sexta, 08 de novembro 2013 às 19:38:38 AMT

Link Curto:

Tênis Paulista
A Confederação Brasileira de Tênis realiza neste sábado, a partir das 9h30 (de Brasília), em parceria com os Correios o Torneio Interescolar do Programa Jogue Tênis nas Escolas nas quadras da Academia Tênis & Cia em Santo André.

O torneio completa um ciclo pedagógico do Programa Jogue Tênis nas Escolas, que começou trabalhando em eventos a ludicidade com os festivais. Na sequência foi realizado um festival-torneio, para iniciar a preparação das crianças para o passo seguinte que é a competição, uqe acontece neste fim de semana.

No evento deste sábado os jogos serão disputados em equipe (Team Tennis), com chaves de múltiplos confrontos, de acordo com o professor Airton Santos, coordenador do Programa Jogue Tênis nas Escolas CBT/Correios.

A programação será iniciada às 9h30 e até as 11h30 serão disputados jogos na quadra vermelha (Programa Tennis Play & Stay da ITF). Das 11h30 às 13h30 serão disputados os jogos na quadra laranja. A partir das 14h acontecem os jogos em quadra laranja. O evento contará com arbitragem educativa, assim como nos realizados anteriormente.

"A arbitragem educativa que acontece nos eventos escolares promovidos pelo PJTE / CBT é outro ponto alto do evento. Muitas crianças não aprenderam completamente as regras, ou ainda têm dúvidas. Os professores que atuam nos torneios escolares são treinados para voltar os pontos em caso de dúvida, esclarecendo às crianças como funciona o jogo de tênis. Mesmo tendo contagem adaptada (as partidas podem ser por tempo, ou em formato de tie-break até 10, ou em melhor de cinco games, etc.) para permitir que as crianças possam fazer vários jogos com adversários diferentes, o que significa 'perder pontos' precisa ficar claro: bola na rede, bola fora, encostar na rede, encostar o pé na linha durante o saque, etc", explica a professor Suzana Silva, especialista no desenvolvimento do tênis com crianças e uma das coordenadoras do programa.

"A arbitragem educativa também explica que ganhar ou perder pode acontecer, mas que o prazer em jogar deve sempre estar presente. A arbitragem educativa também solicita aos pais que deixem seus filhos jogarem, sem interferir com instruções ou arbitragem. Erros também fazem parte do processo de amadurecimento!", completa Suzana Silva.

Além das crianças das escolas onde o Programa Jogue Tênis nas Escolas está implantado, também teremos a participação de equipes da escolinha de tênis da Academia Tênis & Cia.

"Receber eventos dessa natureza, voltado apenas para crianças é muito importante para nós, além de estimular o retorno da modalidade nos jogos escolares na região do ABC", afirma Edson Santos, um dos proprietários da academia.

A Academia Tênis & Cia fica localizada na Rua São Francisco, 55, Bairro Valparaíso, em Santo André/SP. Para mais informações, o telefone do local é (11) 4319-0855.
banner
banner